Ações lembram Dia Mundial Sem Tabaco


Por Guilherme Arêas

30/05/2016 às 18h01- Atualizada 31/05/2016 às 12h32

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora elaborou uma programação especial para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado nesta terça-feira (31). Das 8h às 13h, o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) realiza ações de promoção à saúde no térreo do PAM-Marechal, no Centro, com o objetivo de alertar a população sobre os malefícios do fumo. As atividades incluem panfletagem, orientações com profissionais de saúde, abordagem breve aos fumantes e inscrições para tratamentos.

(Foto: Fernando Priamo)

 

PUBLICIDADE

‘Viva sem tabaco’

Para aqueles que querem deixar o cigarro, já está disponível a nova versão do programa on-line e gratuito “Viva sem tabaco” da UFJF, que auxilia fumantes a deixarem o vício. O projeto – disponível no site www.vivasemtabaco.com.br – faz parte da linha de pesquisa em saúde do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia) em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da universidade. A iniciativa nasceu da dissertação de mestrado do pesquisador Henrique Gomide e foi desenvolvida por especialistas em tabagismo, contando com a participação de fumantes e ex-fumantes. A plataforma está disponível em vários idiomas, incluindo inglês e alemão.

Segundo a UFJF, a pessoa interessada acessa uma vez a plataforma do programa e faz um plano de dicas personalizado. Os profissionais envolvidos sugerem várias técnicas que podem ser seguidas para que o objetivo seja alcançado, e o usuário é quem escolhe quais irá seguir. Ao decorrer do auxílio, o dependente recebe e-mail com mensagens motivacionais.
Caso o tratamento não esteja indo bem, é possível realizar um novo plano. O programa foi lançado em 2013, e o sistema já conta com cerca de 300 usuários cadastrados e mais de dez mil acessos. Para melhorar a experiência dos usuários, a nova versão do site conta com um novo layout e proporciona melhorias em seu fluxo, que passa a poder ser acessado também pelo celular.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.