Coleta de donativos para vítimas da chuva é ampliada em JF

Defesa Civil pede que pessoas priorizem doação de itens como água mineral e material de limpeza


Por Renan Ribeiro

30/01/2020 às 07h00- Atualizada 30/01/2020 às 21h36

Em Juiz de Fora, há vários pontos de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em todo o estado. A orientação da coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais é que as pessoas priorizem a doação de água mineral; roupas de cama e materiais como colchões, lençóis, travesseiros, cobertores, fronhas e toalhas; material de limpeza e de higiene pessoal; e alimentos não perecíveis.

Os interessados em colaborar podem levar as doações ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), na Rua Coronel Vidal 800, São Dimas; ao 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil 3.405, Centro; Centro Universitário Estácio, localizada Avenida Presidente João Goulart 600, Cruzeiro do Sul.

PUBLICIDADE

A Polícia Militar também está recebendo doações. Os interessados podem levar os itens ao 2º Batalhão, em Santa Terezinha, ao 27º Batalhão, no Santa Lúcia, e em todas as companhias e bases comunitárias móveis.

Já a Câmara Municipal de Juiz de Fora receberá doações até quinta-feira (30), das 8h às 18h, no ponto de arrecadação montado no estacionamento do prédio da Câmara, na Rua Halfeld 955.

As doações também podem ser feitas em dinheiro, por meio de duas contas abertas pelo Banco do Brasil, para aplicação em urgências, nas seguintes contas: agência 1607-1, conta 70.000-2, para o Espírito Santo, e 80.000-7, para Minas Gerais. O doador deve digitar o CNPJ 01.641.000/0001-33. O banco também aprovou um plano de emergência para ajudar as localidades atingidas. A instituição prestará apoio a funcionários e a clientes dos locais afetados, renegociando dívidas e mapeando os pontos de atendimento afetados pelas enchentes para restabelecê-los o mais rápido possível. Uma agência móvel será enviada para reforçar o atendimento em Minas Gerais.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) divulgou que se juntou ao Governo e à Cruz Vermelha para a estruturação de ações de apoio, de modo a atender às principais demandas com doações. O canal aberto pela Fiemg para organização das doações é o telefone (31) 3263-4317, da área de Responsabilidade Social da Federação.

E a Legião da Boa Vontade (LBV), por meio da campanha LBV – SOS calamidades -, também aderiu às iniciativas e abriu postos de arrecadação para as famílias atingidas pelos temporais. A entidade está recolhendo alimentos não perecíveis, água potável, materiais de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser entregues no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Francisco Fontainha 83, Bairro Santo Antônio.

Iniciativas particulares

Há, ainda, iniciativas particulares de recolhimento de doações. A Galeria Secreta, localizada na Rua São Mateus 262, receberá itens direcionados para a cidade de Abre Campo. Os interessados podem levar as doações ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 10h às 14h.
O movimento “Levanta Carangola” também tem postos de entrega de doações em Juiz de Fora: Boucana Hamburgueria (Alto dos Passos); Shape Suplementos (Centro); Bianca Mudanças (Grajaú), Base 5 Crossfit e Souza Gomes Imóveis (ambos no São Mateus).

O conteúdo continua após o anúncio

Outra iniciativa está recolhendo donativos para Guidoval. O posto de coleta é o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute Subsede Juiz de Fora), que fica na Rua Mister Moore 157, sala 107, onde as pessoas podem deixar doações das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 4 de fevereiro.

Tópicos: chuva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.