Provas de ciências da natureza e matemática fecham edição de 2021 do Enem

Exame não teve menção à pandemia e, segundo especialistas ouvidos pela Tribuna, manteve perfil de edições passadas


Por Gabriel Silva

29/11/2021 às 13h53

A edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi encerrada no domingo (28), com as provas de ciências da natureza e matemática. O segundo dia de testes foi marcado pela falta de menção à pandemia de Covid-19, o que levanta questionamentos sobre a possível desatualização do banco de questões que abastece o Exame. O gabarito oficial do Enem está previsto para ser publicado na quarta-feira (1º).

Após passar o primeiro dia de provas sem questões que envolvam a pandemia, o segundo dia de exames também foi alheio à maior crise sanitária do século, que assola o Brasil desde março de 2020. A ausência é explicada pela falta de atualização do banco de questões de onde são retirados os materiais que abastecem os cadernos de prova do Enem, alvo de críticas durante a atual edição do Exame pela baixa quantidade de perguntas e por suposta interferência do Governo federal, o que não foi percebido por especialistas ouvidos pela Tribuna na última semana.

PUBLICIDADE

O coordenador do ensino médio do Colégio Academia, Fernando de Lima, destacou a ausência de perguntas sobre a Covid-19, sobretudo na prova de biologia. Entretanto, por outro lado, o especialista apontou a manutenção do perfil das provas em relação aos anos anteriores. “Não houve problema na produção da prova. A gente apostava na Covid, mas não veio questão sobre isso (…). A desatualização foi em relação à Covid, mas, no restante, são questões que tradicionalmente caem”, aponta.

Já para o professor de biologia do Colégio dos Jesuítas, Wander de Paula Gomes, a ausência de questões sobre a pandemia já era esperada. “Mas acreditávamos que pudessem existir, na verdade, questões correlatas, como a que apareceu relacionando a dengue e a febre hemorrágica do ebola. Essa questão tratava da evolução dos vírus e tem relação com a eficiência da infecção. Assim, analisa uma situação similar a do novo coronavírus”, pondera o docente.

O professor de matemática Gabriel Moreno, por outro lado, apontou o desafio para administrar o tempo durante a realização dos cadernos e também para manter a concentração durante todo o Exame. “Assuntos tradicionalmente recorrentes continuaram ditando o perfil da prova, como estatística, relações entre grandezas, funções e probabilidades. Assuntos de matemática básica também permanecem presentes, como o sistema de numeração romano”, pontua.

Olho em 2022

Após dois anos com aulas, sobretudo, on-line, a expectativa dos professores juiz-foranos é pela preparação mais perto da normalidade para o Enem de 2022. Assim define o coordenador do Colégio Academia, Fernando de Lima. “Agora nós vemos a maioria das cidades voltando com as aulas presenciais obrigatórias (…). Acredito que, a partir da volta do presencial obrigatório, a tendência seja um conteúdo mais aprofundado nas questões (do próximo Enem)”, projeta.

O orientador pedagógico do Colégio dos Jesuítas, Ivan Bilheiro, também apontou a expectativa por uma preparação próxima do normal no próximo ano. “Especificamente no cenário da educação no país, a atuação para superar os obstáculos tem sido grande e ainda terá continuidade nos próximos anos (…). Mas estamos todos esperançosos de que essa fase complicada seja logo superada”, afirma.

Tensão para as notas

Para os alunos que realizaram as provas, agora fica a tensão até a divulgação das notas, previstas apenas para 2022. É o caso da estudante Ana Luísa Guedes, estudante do Colégio dos Jesuítas. “A ansiedade fica grande pela demora do resultado e, principalmente, como será a TRI (algoritmo que atribui as notas), é um momento muito esperado e que gera tensão até a nota final”, conta a aluna de 17 anos que pretende cursar Direito.

No segundo dia de prova, a estudante avaliou que as questões foram bem elaboradas, mas muito extensas. “A prova e os conteúdos avaliados no segundo dia foram muito bem contemplados e diversos, questões bem elaboradas, apesar de muito extensas, e um pouco mais conteudista, mas seguiu o padrão dos anos anteriores. O primeiro dia teve mais interdisciplinaridade entre as ciências humanas e as linguagens”, afirma Ana Luísa.

O conteúdo continua após o anúncio

Cronograma

O gabarito oficial dos dois dias de prova deve ser publicado na próxima quarta. As notas do Enem 2021, entretanto, devem ser disponibilizadas apenas na segunda quinzena de janeiro. A realização do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022 está prevista para a última semana, com a candidatura nas listas de espera e chamada das universidades em fevereiro.

O Sisu é a principal forma de ingresso nas universidades federais brasileiras. Após a seleção por ele, também são abertas as inscrições para as edições de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.