Demlurb inicia projeto de conscientização ambiental em condomínios da cidade

Iniciativa visa a separação de óleo vegetal e lixo eletrônico do lixo orgânico comum


Por Tribuna

29/08/2017 às 12h55

O Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) de Juiz de Fora deu início ao projeto-piloto que visa a organizar o descarte de resíduos em condomínios na cidade. A iniciativa consiste na separação dos resíduos que podem ser reciclados e que antes eram misturados ao lixo orgânico com risco de contaminação. Os resíduos serão separados e recolhidos graças a uma parceria do Demlurb com a associação Lixo Certo (Alicer), que ficará responsável pela coleta de óleo vegetal usado, e a empresa E-Ambiental, que fará coleta de lixo eletrônico.

O primeiro condomínio contemplado pela iniciativa foi o Neo Residencial, no Bairro Borboleta, no último sábado (26). Nesta segunda-feira, Fazendinhas Pedra Bonita e Jardim Lermitage, na Zona Norte, e Portais do Aeroporto e da Torre, na Zona Oeste, receberam funcionários que realizaram palestras explicativas a respeito do projeto. Além disso, foram deixadas caixas coletoras de papelão, feitas pela Paraibuna Embalagens, em cada uma das 1.214 casas do Condomínio Neo Residencial, que já possui um local próprio para o depósito, para o qual os próprios moradores levam o lixo. Foram disponibilizados ainda tambores, que ficaram na portaria, para descarte de eletrônicos. Os tambores também foram colocados nos demais condomínios que aderiram à parceria e que ainda não possuíam local próprio para depósito.

PUBLICIDADE

O diretor geral do Demlurb, Jeferson Rodrigues, falou à Tribuna sobre as primeiras reações dos moradores atendidos: “A aceitação está ótima. Muito além do que imaginávamos. As pessoas querem participar, querem fazer a separação correta. Acho que vamos conseguir uma grande adesão da população.”

Segundo a assessoria do Demlurb, o projeto passará por avaliação, e, se o resultado for positivo, poderá ser ampliado para outros condomínios da cidade. Caso haja interesse nesta parceria, basta entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental do Demlurb, pelo telefone 3690-3571.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.