Cinco exercícios para fortalecer os pulmões

Atividade deve ser feita sobretudo por idosos três vezes ao dia


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

29/03/2020 às 07h04- Atualizada 22/04/2020 às 13h04

A fisioterapeuta e especialista em geriatria Cláudia Facchini Garcia Vimieiro tem utilizado as redes sociais (@fisioclaudiafacchini) como um meio para compartilhar dicas com pacientes e internautas durante o isolamento social. Em tempos de Covid-19, sua principal dica é voltada para o sistema respiratório, sobretudo para idosos. Através de um vídeo, que ela compartilha também com os leitores da Tribuna, a profissional ensina cinco exercícios respiratórios, que podem ser feitos em casa.

“Além do fortalecimento pulmonar, os exercícios trabalham a capacidade dos pulmões de receber o ar e colocá-lo para fora. E trabalha ainda os músculos respiratórios, cujo principal é o diafragma. Assim, não deixa de ser um exercício físico dos pulmões. Com essas repetições durante o dia, é possível melhorar a força do diafragma. Caso o paciente venha a ter alguma complicação respiratória proveniente de alguma doença, isso pode ajudar para que o problema não seja tão grave”, explica a fisioterapeuta.

PUBLICIDADE

Durante o vídeo, a profissional dá as orientações e demonstra como o exercício deve ser feito. Mas, apesar de parecer uma atividade simples, também é preciso ter cuidado. “O exercício pode gerar algum cansaço, e é preciso respeitar o limite de cada um. A pessoa deve tentar fazer o máximo que conseguir por dia, fazendo pausas, e, se cansou, para”, adverte.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.