Cemig alerta para cuidados com a rede


Por Tribuna

29/01/2015 às 18h14- Atualizada 29/01/2015 às 18h30

As atividades pré-carnavalescas de Juiz de Fora começam neste fim de semana, e várias outras cidades mineiras também já iniciam o aquecimento para a folia. Para evitar acidentes, a Cemig divulgou alerta sobre os riscos relacionados à rede elétrica nesta época. Os cuidados começam antes mesmo da festa: a montagem de palanques merece atenção especial da organização dos eventos, que deve atentar para a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas. Segundo informações da companhia, os palcos devem ter sua altura calculada para que não se aproximem da rede elétrica.

Já os veículos de som e trios elétricos necessitam de uma verificação prévia do trajeto, para evitar a aproximação dos fios e equipamentos da rede de energia. Deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro. É preciso precaução, também, com as emendas dos fios usados em ligações provisórias de barracas ou equipamentos de som, que necessitam usar elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica. Além disso, a companhia recomenda atenção ao prazo de atendimento para ligações provisórias desses eventos, que precisam ser enviados à Cemig com dez dias de antecedência.

PUBLICIDADE

Acidentes
A Cemig orienta que, caso o folião encontre um fio elétrico partido, caído ao solo, precisa manter distância, já que o cabo poderá estar energizado. É necessário ligar imediatamente para a companhia, por meio do 116, e aguardar a chegada dos técnicos da empresa. Em caso de acidente, as solicitações de atendimento também podem ser feitas por este canal. A central funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também podem ser acionados, por meio do 193 e 190, respectivamente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.