Professor norte-americano fala sobre consciência após a morte

Robert Almeder, titular da Georgia State University, está em Juiz de Fora para participar de alguns eventos na UFJF


Por Tribuna

28/08/2017 às 17h12

O questionamento sobre evidências científicas de sobrevivência da mente e da consciência após a morte será tema de palestra nesta terça-feira (29), na UFJF. Ministrada pelo professor Robert Almeder, titular da Georgia State University, a palestra é baseada em seu livro “Death and Personal Survival: The Evidence for Life After Death”. O evento acontece às 19h, no Centro de Ciências, é aberto ao público e terá tradução simultânea para o português.

Com projeção internacional, o pesquisador americano em filosofia da ciência ética e problema mente-cérebro está em Juiz de Fora para ministrar palestras, disciplina e workshops, além de orientar e oferecer consultoria aos projetos em andamento da UFJF. Os encontros têm como objetivo a promoção do debate internacional nas áreas de epistemologia e metafísica.

PUBLICIDADE

Atuando como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFilosofia), atualmente ele divide a disciplina “Teorias da Subjetividade e Tópicos de Filosofia Prática” com o professor da UFJF, Humberto Coelho.

Almeder apresenta também seminários e conferências sobre temas como “O que é pragmatismo e suas consequências?”, “Direitos Humanos: O que são? Como surgem e como devem ser tratados na sociedade?” e “Felicidade humana e moralidade: uma breve introdução à ética”. Toda a programação pode ser conferida no site www.ufjf.br/ufjf/.

Já os workshops ministrados por Almeder são direcionados aos estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores. A vinda do pesquisador à UFJF foi organizada pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) e pelos programas de Pós-Graduação em Saúde e Filosofia. A iniciativa tem o apoio da Fundação Fulbright e da UFJF.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.