ANTT aprova ampliação de concessão da MRS até 2056

Termo aditivo será assinado nesta sexta-feira, em JF; planejamento prevê investimentos e a construção de cinco novos viadutos na cidade


Por Renato Salles

28/07/2022 às 09h03

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quarta-feira (27), os estudos técnicos e documentos jurídicos para assinatura do termo aditivo de prorrogação antecipada ao contrato de concessão ferroviária firmado com a concessionária MRS Logística S.A. A concessionária opera a malha viária que corta Juiz de Fora e deve manter a exploração da ferrovia por um período de mais 30 anos, ao final do atual contrato de concessão, que se encerra em 2026. A cerimônia de assinatura está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (29), na sede da empresa, em Juiz de Fora.

A MRS Logística S.A. é responsável pela Malha Sudeste, concedida em 1996 por 30 anos. A operação da malha corresponde aos serviços que se executam sobre a principal infraestrutura ferroviária do sudeste brasileiro, região mais populosa do país e de maximizada relevância para a economia nacional. São 1.643km de extensão, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

O termo aditivo contratual que vai prorrogar o direito à exploração da ferrovia até 2056 traz diretrizes gerais como o foco em regulação por resultados e monitoramento do desempenho da concessionária por acompanhamento anual; a responsabilidade pelo levantamento das informações definida à concessionária por meio de contratação de empresa independente; e a redação com regras claras e objetivas de penalidades, prevendo impacto na remuneração da concessionária sobre casos de não execução dos investimentos.

Concessionária deve manter exploração da rodovia por mais 30 anos, ao final do atual contrato de concessão, que encerra em 2026 (Foto: Leonardo Costa)

Investimentos

A prorrogação antecipada do contrato também prevê uma série de novos investimentos, inclusive de melhoria na mobilidade urbana, com cerca de R$ 1 bilhão destinados a intervenções para equacionar conflitos urbanos em 51 municípios, em busca de mais segurança e da redução do impacto do transporte ferroviário nas comunidades. O plano de investimentos traçado pela concessionária prevê intervenções em Juiz de Fora, orçadas em cerca de R$ 73 milhões.

Na cidade, devem ser construídos mais cinco novos viadutos: na Avenida dos Andradas; na Rua Tereza Cristina; na Rua Coronel Vidal; e dois no Bairro Araújo, Zona Norte da cidade. Também serão construídos 22 quilômetros de muros de vedação, além da instalação de três cancelas e da revitalização de várias passagens em nível, entre outras intervenções.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.