Alunos selecionados começam a habitar alojamentos da UFJF

Os 61 estudantes receberam as chaves na manhã desta quarta (28); próximo edital de ocupação deve ser lançado em 2018


Por Bárbara Riolino

28/06/2017 às 17h07- Atualizada 28/06/2017 às 17h08

As chaves pertencentes aos primeiros residentes da Moradia Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram entregues na manhã desta quarta-feira (28), durante um café da manhã promovido pela própria instituição para recepcionar os 61 estudantes selecionados no primeiro edital. Boa parte dos estudantes adentrou o prédio carregando malas e outros pertences. Muitos estavam ansiosos para conhecer os seus quartos, que contam com beliche, armários e mesa para estudo, além das áreas comuns, com cozinha, banheiros e lavanderia.

“A inauguração das moradias estudantis é um fato histórico para a UFJF e simboliza um ganho imenso para os estudantes, pois, uma vez inauguradas, elas se perpetuam. As moradias vão garantir, de forma efetiva, um espaço para que alunos que tenham uma necessidade socioeconômica possam ter um teto durante a graduação, o que implica em qualificação e permanência na universidade”, destacou o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas.

PUBLICIDADE

Além das chaves, que foram sorteadas na tarde da última terça-feira (27), foram entregues aos estudantes uma cópia do Regulamento Geral da habitação, aprovado pelo Conselho Superior da UFJF (Consu). Uma das normas diz que eles têm até sete dias para realizarem a mudança. Após a instalação, eles devem formar uma comissão de moradores para deliberarem assuntos internos da moradia, levantando as demandas e dialogar com a instituição. “Durante este processo, formulamos um regimento muito democrático e com participação efetiva dos estudantes. Também estamos programando uma série de atividades dentro da moradia, nos campos educativo, psicológico e pedagógico”, comentou o pró-reitor.

A manutenção dos prédios será dividida entre a UFJF e os estudantes. Uma vez por semana, uma equipe da instituição fará a limpeza das áreas comuns, contudo, a higiene dos alojamentos será de responsabilidade dos alunos. Freitas destaca que os selecionados não terão gastos com luz e água, que serão financiados pela UFJF. Além disso, todos passam a ter direito a alimentação gratuita em todas as refeições oferecidas no Restaurante Universitário (RU), como café da manhã, almoço e jantar. “Os fogões e geladeiras disponibilizados servem apenas como apoio.”

Próximo edital em 2018
Os dois prédios construídos na Rua José Lourenço Kelmer, a 500 metros do Pórtico Norte da UFJF, no Bairro São Pedro, abrigam 113 alojamentos. Neste primeiro edital, foram oferecidas 70 vagas para estudantes oriundos de fora da cidade, desde que tenham se mudado para estudar na instituição. Para participar da seleção, os candidatos tiveram que atender a alguns critérios, como renda per capita de um salário mínimo e meio. Das 70 oferecidas, apenas 66 foram preenchidas neste edital, contudo, houve quatro desistências e uma desclassificação. A cada semestre, o estudante selecionado deve apresentar à UFJF a documentação que comprove e justifique a permanência nas moradias. O restante das vagas será ofertado no próximo edital, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2018.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.