UFJF e Cisdeste ampliam parceria para atendimento na região

Novo acordo prevê a participação de estudantes das áreas de saúde, humanas e exatas, além dos cursos de Medicina e da Enfermagem


Por Tribuna

27/12/2018 às 20h28- Atualizada 27/12/2018 às 20h29

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – Juiz de Fora (Cisdeste) oficializaram, nesta quinta-feira (20), o acordo de ampliação da parceria entre as duas instituições. O objetivo é expandir o convênio, já estabelecido entre as partes, para outras áreas do conhecimento.

O Cisdeste reúne 94 municípios de Minas Gerais em prol do atendimento regionalizado de urgência e emergência e conta com o apoio das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da UFJF há anos. A parceria possibilita que estudantes da área médica auxiliem em funções específicas no serviço prestado aos municípios consorciados. “É uma parceria longa muito importante para nossos alunos, no sentido de treiná-los para as urgências que acontecem”, destacou a diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos Furtado.

PUBLICIDADE

Com o novo acordo, conforme Maria Cristina, a universidade terá a oportunidade de se inserir em outros campos de conhecimento. “Com a nossa inserção, identificamos que as cidades que participam deste convênio têm muitas outras questões em que a universidade pode auxiliar”. Além dos alunos da Medicina e da Enfermagem, estudantes das áreas de saúde, humanas e exatas também poderão atuar no projeto e, dessa forma, atender as carências e necessidades dos moradores das cidades, de acordo com a professora.

Para o presidente do Conselho Fiscal do Cisdeste e Prefeito de Mar de Espanha, Wellington Marcos Rodrigues, o convênio com a UFJF tem sido muito importante para os municípios, e a ampliação vai favorecer ainda mais. “Hoje a gente tem uma carência muito grande em razão, sobretudo, da crise. Nosso compromisso é entregar serviço de qualidade para a população e, através da parceria com a universidade, temos condições. São profissionais e acadêmicos muito qualificados no nosso serviço público e isso faz diferença para os cidadãos”.

Aprendizado

Além de propiciar auxílio aos municípios próximos da UFJF, a parceria contribui com o aprendizado prático dos estudantes. A possibilidade, de acordo com o reitor Marcus David, é essencial para que a universidade retorne para a sociedade os conhecimentos construídos no âmbito acadêmico promovendo o desenvolvimento regional. “É a universidade cumprindo o papel de se aproximar dos municípios da região, possibilitando que nossos alunos tenham práticas de estágio e oferecendo para essas cidades subsídios para a melhoria da qualidade de vida de sua população. E esse é o papel da universidade pública que precisa ser desempenhado cada vez com mais esforço e intensidade”.

Para firmar o acordo, participaram da mesa de assinatura o reitor da UFJF, Marcus David; a vice-reitora, Girlene Silva; a diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos Furtado; o presidente do Cisdeste e prefeito de Bicas, Honorio de Oliveira; o presidente do Conselho Fiscal do Cisdeste e prefeito de Mar de Espanha, Wellington Marcos Rodrigues; o secretário executivo do Cisdeste, Denys Arantes de Carvalho; e o assessor de comunicação do Cisdeste, Luismar Mendes.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: saúde / ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.