Família de Paulinho comemora “pega” medular


Por Tribuna

27/11/2015 às 17h17- Atualizada 27/11/2015 às 17h23

 

Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

A família de Paulinho, 5 anos, recebeu uma ótima notícia nesta sexta (27):  a confirmação da “pega” da medula doada pelo irmão dele, Arthur, de 2 anos.  Isso significa que a medula voltou a produzir os elementos sanguíneos. A verificação é feita pela contagem do número de glóbulos brancos no sangue do paciente, pois são os primeiros elementos a serem produzidos pela medula óssea nova. O dia em que o número ultrapassa definitivamente a contagem de 500 neutrófilos por milímetro cúbico é considerado o dia da pega da medula, verificado nesta sexta.  A cirurgia foi realizada no dia 11 de novembro, e a família está em São Paulo acompanhando a recuperação do pequeno paciente.

Segundo Paula Chagas, mãe de Paulinho, o menino já dava sinais de adaptação durante toda a semana. “Desde  a cirurgia,  ele vem se recuperando bem, mas na primeira semana teve algumas reações comuns, como mucosite, diarreia e falta de apetite.  Mas nesta semana tudo foi revertido: ele começou a comer, estava mais disposto e surpreendeu toda a equipe que acompanha o tratamento dele. E hoje tivemos essa notícia maravilhosa.”

“O herói de toda a família”

Confirmado o sucesso do procedimento, a família, que está em São Paulo desde julho,  ainda permanece na cidade pelos próximos meses para o acompanhamento pós-cirurgia. “Essa primeira fase tem cem dias de duração, então ficamos mais 84 dias em São Paulo, para evitar qualquer tipo de rejeição. Depois disso, veremos quando será possível voltar para Juiz de Fora”, conta a mãe do menino.

O irmão de Paulinho, Arthur, está na casa da avó, em Juiz de Fora, e deve se unir à família em São Paulo para os festejos de fim de ano. Segundo a mãe, apesar da pouca idade, o menino sabe da importância da doação de sua medula. “Desde o primeiro dia após a cirurgia, ele agradece ao ‘Papai do céu’ por ter curado seu irmãozinho. Apesar de não saber da complexidade da doença de Paulinho, ele sabe perfeitamente o que fez, que é o herói da família toda. “

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.