Campanha conscientiza sobre doação de órgãos


Por Bárbara Riolino

27/09/2016 às 11h15- Atualizada 27/09/2016 às 11h50

doacao-de-orgaos-6

Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta terça (27), acadêmicos de medicina pertencentes à Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos de Minas Gerais (Lauto) promovem no Calçadão da Halfeld, até às 14h, uma campanha de conscientização sobre o assunto. Estão sendo entregues à população adesivos e panfletos com informações a respeito das novas regras de doação e do transplante de órgãos. Entre as mudanças está a necessidade de informar à família sobre a vontade de ser doador.

PUBLICIDADE

“As pessoas ainda acham que esta informação deve ser mantida em documentos, mas isto não tem mais validade. Quem decide é a família. Logo, a pessoa precisa manifestar esta vontade ainda em vida”, explica a estudante e vice-presidente da Lauto, Carolina Trindade. Ela destaca que dúvidas sobre a morte encefálica também estão sendo esclarecidas à população. Entre os principais órgãos e tecidos que podem ser doados estão: rins (pode ocorrer em vida), coração, fígado, pulmões, pâncreas, córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões.

O evento tem apoio da UFJF, da Suprema e da Unipac, e instituições como o MG Transplantes, a Santa Casa de Misericórdia e o Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR). Quem desejar aferir a pressão arterial, pode procurar pelo serviço no local.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.