Tribuna adere à campanha que vai mapear calçadas com problemas


Por Guilherme Arêas

27/03/2015 às 19h45- Atualizada 27/03/2015 às 20h33

Falta de conservação dos passeios é realidade em várias regiões de Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo/27-03-15)
Falta de conservação dos passeios é realidade em várias regiões de Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo/27-03-15)

A falta de conservação das calçadas é um problema recorrente em várias regiões de Juiz de Fora. Passeios esburacados, com desníveis ou sem um piso regular podem levar a quedas e dificultar a mobilidade no dia a dia do juiz-forano. No entanto, o problema afeta várias cidades no país. Buscando mapear estas irregularidades nos passeios de todo o Brasil, a rede de voluntários Corridaamiga realiza hoje a ação #CalçadaCilada. A ideia é sair em caminhada ou corrida com os amigos e enviar fotos de pontos críticos, principalmente os de maior fluxo de pedestres, usando o aplicativo Cidadera (disponível no Google Play, na Apple Store ou no site cidadera.com). São válidas imagens de calçadas obstruídas ou em mau estado, semáforos de pedestres quebrados ou com tempo para travessia insuficiente, falta de faixa de pedestres ou em mau estado de conservação.

Em Juiz de Fora, embora já se tenha pensado sobre padronização das calçadas em vários pontos, a má conservação persiste, sendo mais preocupante em relação a cadeirantes, idosos e pessoas com carrinhos de bebês. Por isso, a Tribuna convida os leitores a participar da campanha e também enviar para o jornal o seu registro. Embora a mobilização nacional seja neste sábado, os leitores poderão encaminhar seus flagrantes ao longo da semana. Faça uma foto ou vídeo das condições da calçada que usa no seu dia a dia em Juiz de Fora e escreva um pequeno relato sobre os problemas encontrados. Você pode enviar o material para o site da Tribuna.

PUBLICIDADE

 

Movimento nacional

Uma das idealizadores do movimento Corridaamiga, Silvia Stuchi, explica que a iniciativa surgiu a partir de pessoas que usavam a corrida para chegar ao trabalho e encontravam pontos críticos no caminho. “Será um dia para chamar a atenção para isso. Convocamos os cidadãos em todo o Brasil a denunciarem irregularidades e, depois, faremos a interface com as prefeituras, apresentando um relatório com a situação em todo o país.”

A iniciativa conta com o apoio de várias organizações como a ANTP, Guia Voluntários Corpore, Anjos que correm, Corrida Social, Pé de Igualdade, Bike Anjo, Cidadera, Cidade Ativa, Milalá, MoveBrasil, Missiorama, DressMeUp, Respeite Um Carro a Menos, EditoraMol (Livro Eu Amo Correr), Desenhe sua Faixa, SampaPé, oGangorra, Rock&Run, Amo Correr, Catraca Livre, Jornalistas que Correm, Instituto Mara Gabrilli, GepafUSP, Cidadera, Programa Agita São Paulo, Nosso Pinheiros e Photo Extreme.

 

Código de Posturas

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com o Código de Posturas do Município, a responsabilidade pela conservação dos passeios é dos proprietários de imóveis ou lotes, que são obrigados a mantê-los em nível superior à pista de rolamento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.