Jogo do Brasil altera horário de serviços em JF nesta quarta-feira

Por causa da partida da Seleção Brasileira, às 15h, haverá mudança em vários atendimentos. Agências bancárias irão abrir das 9h às 13h.


Por Tribuna

26/06/2018 às 09h50- Atualizada 26/06/2018 às 19h34

Em função da exibição do jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia, nesta quarta-feira (27), às 15h, alguns serviços de atendimento ao público terão o horário alterado em Juiz de Fora. Na Saúde, as unidades básicas de saúde (UBSs) funcionarão das 7h ao meio-dia. Os demais serviços da área, funcionarão até às 13h. Entretanto, as unidades de urgência e emergência, como Hospital de Pronto Socorro (HPS), unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte, Sul e Oeste, Regional Leste e Pronto Atendimento Infantil (PAI) funcionarão normalmente, sem qualquer interrupção.

Os bancos irão abrir ao público apenas na parte da manhã, das 9h às 13h. A alteração foi determinada pela circular n.º 3.897, do Banco Central, e justificada por “motivos de segurança das agências e do transporte de valores”. A medida é válida em todo o território nacional, para todas as agências bancárias. A orientação do Banco Central e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é para que as agências divulguem orientação sobre as alterações nos horários em lugar visível aos clientes com 48 horas de antecedência.

PUBLICIDADE

Segundo o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio), não foi estabelecido horário especial em função da Copa para os estabelecimentos comerciais. Os empresários terão a liberdade de decidir como será o funcionamento de seus próprios negócios. A decisão de alteração dependerá de acordo entre os funcionários e os patrões.

A UFJF seguirá a orientação do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de alterar o funcionamento dos órgãos e entidades, de modo que o expediente se encerrará às 14h. Os dirigentes das unidades da instituição foram orientados a observar os turnos de funcionamento dos setores, preservando o atendimento dos serviços considerados essenciais.

No Tribunal Regional Federal (TRF), o expediente será das 7h30 às 13h. Os prazos processuais iniciados ou completados nesses dias devem ser prorrogados para o próximo dia útil, e as audiências agendadas para essas datas estão suspensas. A apreciação de ações, procedimentos e medidas de urgência que visem a evitar perecimento de direito serão mantidas.

Os servidores municipais vão encerrar o expediente até as 13h, o que não se aplica aos servidores da Cesama, Empav e Emcasa, assim como funcionários que trabalham sob escala de plantão, como nas áreas de limpeza pública, saúde, Guarda Municipal e Settra. O atendimento no Espaço Cidadão Centro não será realizado nesta quarta, em virtude do início de obras relativas à pintura interna. Entre os dias 28 e 6 de julho, o atendimento ao público será realizado no horário normal, das 8h às 18h, na sala anexa ao salão principal, até que se conclua a pintura interna do local.

A Área Azul Digital também terá horário diferenciado. A cobrança no estacionamento rotativo será das 8h às 14h, e não das 8h às 18h, como habitualmente acontece nos dias úteis.

Escolas

Na área de educação, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste (Sinepe) informou que a recomendação é de que o funcionamento das escolas siga o mesmo formato adotado pelas agências bancárias, com fim das atividades a partir das 13h, conforme alteração determinada pela circular n.º 3.897, do Banco Central. A Superintendência Regional de Ensino realiza atendimentos das 8h às 14h, conforme orientação do Estado.

O conteúdo continua após o anúncio

O Governo de Minas Gerais seguirá as diretrizes do Judiciário e do Legislativo e também adota horários especiais de funcionamento nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, com expediente das 8h às 14h. Assim como na administração municipal, a exceção são os trabalhadores em serviços essenciais, que continuam com seus horários normais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.