PJF inaugura escola de educação infantil e garante fim do déficit de vagas em creches em agosto
Anúncio foi feito durante inauguração de escola infantil na Cidade Alta para 136 crianças, de 4 a 5 anos; quatro novas creches estão previstas
A prefeita Margarida Salomão (PT) garantiu que o déficit de vagas em creches em Juiz de Fora será zerado a partir de agosto. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (26), durante a inauguração de instituição infantil na Cidade Alta para atender 136 crianças, de 4 a 5 anos. A nova escola de educação infantil, situada na Alameda das Acácias, no Bairro Nova Califórnia, é considerada anexa à Escola Municipal Professor Carlos Alberto Marques, que funciona no São Pedro. Em seu pronunciamento, Margarida lembrou que o déficit de vagas era de 899 no ano passado, de 1.107 em 2020 e que chegou a 1.680 em 2019, superando o número de 1.479 do ano anterior. Ela atribuiu o sucesso do plano de expansão ao trabalho de remanejamento realizado nas instituições infantis já existentes, com abertura de novas salas, e à recente instalação da Creche Comunitária Olga de Oliveira Frizero, no Centro, com 182 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos.
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o imóvel onde está a nova escola infantil no Nova Califórnia, cercado por uma área de mata, foi reformado e já abrigou a Escola Municipal José Calil Ahouagi, que atualmente funciona na Rua das Marcassitas, no Marilândia, também na Cidade Alta. “É uma alegria retomá-la para atender a essas 136 crianças. Junto a isso, quero anunciar um presente enorme para a população de Juiz de Fora: estamos zerando a fila nas creches”, garantiu a prefeita. “É muito importante, com a capacidade da Secretaria de Educação e da equipe toda, termos conseguido reorganizar as creches existentes para atender, neste momento, a todas as crianças cadastradas.”
Margarida reforçou que a ampliação do atendimento à educação infantil não para por aí. “Temos mais creches para inaugurar e vamos poder fazer um avanço enorme na área. Isso faz toda diferença.” Para ela, significa equalizar as oportunidades, para que todas as crianças, de todos os bairros, possam ter a mesma chance na vida. “Com a expansão e reorganização que fizemos, no dia 1º de agosto, todas as crianças cadastradas este ano estarão atendidas.” O déficit de vagas já havia sido tema de reportagem da Tribuna em outubro, quando o número era superior a 900 vagas.
Desafios
A prefeita Margarida comentou que o mundo tem vivido um momento complicado, relacionado à educação pós-pandemia. “A educação remota, o fato de as escolas não estarem abertas, deixou cicatrizes grandes, que vamos ter que enfrentar, com inovação pedagógica, com mais investimentos em educação.”
Mais quatro creches estão previstas
Emocionada, a Secretária de Educação, Nádia Ribas, lembrou a precariedade das instalações do espaço público na Cidade Alta antes da reforma. “Temos o compromisso de garantir o aprendizado aos nossos alunos.” Ela citou o apoio de instituições públicas e particulares. “Essa escola é da comunidade e é de Juiz de Fora.” Nádia acrescentou que outras quatro creches estão em construção em várias regiões do município.
As de Igrejinha e Nova Benfica, Zona Norte, devem ser inauguradas ainda este ano. Já as dos bairros Guaruá e São Geraldo, região Sul, acabaram de ter os recursos liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “A expectativa é que todos os anos, quem se cadastrar, tenha acesso. Isso tem que ser um direito mínimo. Sabemos que faz diferença no desenvolvimento das crianças.”
Ardagh
Durante a inauguração da escola de educação infantil na Cidade Alta – que contou com a presença de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo da cidade, além da comunidade acadêmica, responsáveis e alunos -, a prefeita Margarida Salomão comentou sobre a instalação em Juiz de Fora de duas fábricas da multinacional Ardagh Group. Na manhã desta quinta, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, se reuniu com empresários na Associação Comercial e Empresarial (ACE-JF) para anunciar a instalação de forma oficial. O investimento total é de R$ 2,5 bilhões.
“Conquistamos uma imensa vitória na cidade, que está ingressando em uma nova etapa do seu desenvolvimento, com a vinda de um grande empreendimento mundial. Possivelmente teremos a maior fábrica de latas do mundo. Vai gerar muitos empregos de qualidade”, avaliou a chefe do Executivo.