Bandidos interceptam ônibus e atiram contra passageiro
Um jovem de 18 anos ficou gravemente ferido após ser baleado dentro de um ônibus urbano, na noite desta quinta-feira (25), no Bairro Jardim Natal, na Zona Norte de Juiz de Fora. O crime chocou pela violência e ousadia dos bandidos, que chegaram a interceptar o coletivo da Viação Norte para praticar a tentativa de homicídio. Segundo a Polícia Militar, o motorista da linha 606 trafegava pela Rua Antônio Carlos da Silva, quando foi surpreendido por dois criminosos encapuzados, um deles armado com revólver. Mediante ameaças, a dupla deu ordens para que ele abrisse a porta do meio.
Enquanto um dos bandidos permaneceu na porta dianteira, o outro entrou pela central e seguiu em direção ao jovem, que estava sentado na parte traseira, abrindo fogo contra ele. A vítima foi alvejada no tórax, abdômen e mão. Os tiros ainda danificaram o vidro de trás do ônibus. A PM não informou se havia outros passageiros no interior do coletivo no momento da tentativa de assassinato.
O atirador e o comparsa deixaram o veículo e fugiram logo após a ação criminosa. O condutor acionou o Samu e deixou o local, dirigindo o coletivo pela Avenida JK até encontrar uma viatura que fazia patrulhamento pelo Bairro Francisco Bernardino. A vítima foi socorrida pelos próprios militares até a UPA Norte. O paciente recebeu os primeiros atendimentos no local e foi transferido ainda durante a noite para o HPS. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, ele passou por procedimento cirúrgico, e permanece nesta sexta (26) na sala de urgência, sedado e entubado. O quadro dele é considerado grave.
Assalto a coletivo em Benfica
Menos de meia hora depois de a PM registrar uma tentativa de homicídio no interior de um ônibus urbano, outro coletivo foi alvo de ação criminosa também na Zona Norte. Um veículo da Viação São Francisco foi assaltado na Avenida JK, na altura do Novo Triunfo. Conforme a PM, o motorista, 41, compareceu ao posto policial de Benfica e relatou que, ao parar o ônibus da linha 711 em um ponto, foi surpreendido por quatro ladrões, um deles armado com pistola e outro com faca. O bando rendeu o cobrador e o condutor, roubando R$ 272,75, além de um celular e uma mochila. Dois suspeitos foram identificados, mas ninguém foi preso.
Segundo o assessor de comunicação do 27º Batalhão da PM, tenente Luiz Orione, as tentativas de homicídio e qualquer crime contra o patrimônio, como assaltos, são preocupações constantes. “Desenvolvemos operações frequentes com foco nos coletivos como forma de tentar prevenir essas ocorrências. Também mantemos contato com as empresas de ônibus para tomarmos medidas em conjunto para dar mais segurança aos usuários”, garantiu o tenente. Segundo ele, o circuito de filmagens dos coletivos chegam a inibir ações criminosas e, mesmo quando não impedem, auxiliam nas investigações e identificação dos suspeitos.
Sobre a ousadia dos bandidos em atirar dentro de um ônibus urbano, ele disse que “qualquer ocorrência com disparo de arma de fogo chama a atenção e é preocupante”. “Reforçamos ainda mais nossas ações e realizamos operações diárias, porque nossa preocupação é constante.”