Rotatória mais larga na Mamoré
Pedestres e motoristas têm reclamado da revitalização de rotatórias realizada na última terça-feira na Rua Mamoré, no Bairro São Mateus, Zona Sul. A sinalização do contorno foi ampliada nos cruzamentos com as ruas Professor Freire e Araguaia, tornando mais estreito o espaço para a passagem de veículos. Ao fazer o giro, o motorista necessita ter mais atenção e diminuir a velocidade para não atingir o meio fio. A Tribuna esteve no local e flagrou casos de motoristas que invadiam a rotatória ao tentar o contorno. A situação é complicada para os motoristas de veículos de grande porte. De acordo com a Settra, as medidas foram implantadas por razão de segurança.
No cruzamento com a Professor Freire, o alargamento da rotatória resultou na redução da espessura em menos de quatro metros. “Para fazer o contorno, o carro às vezes precisa sair da pista, subindo em cima da rotatória, que também ficou mais alta do que era. Aumentaram em pelo menos 20 cm de altura em relação à rua”, observa o aposentado Antônio Ferreira Xavier, 70 anos, que é morador do local. O motorista de um caminhão baú que passava pelo local teve dificuldade para concluir o trecho. Ao notar a rotatória, foi obrigado a jogar as rodas laterais em cima da sinalização central para conseguir virar o veículo. “A gente acaba tendo que virar em cima do ‘canteiro’ para o caminhão passar. Não tem como”, desabafa José Carlos de Carvalho, 54.
Em nota, a Settra informa que as rotatórias na Rua Mamoré foram implantadas a partir de solicitação da própria comunidade, que observou o aumento do tráfego e a ocorrência de acidentes. De acordo com a secretaria, a diminuição do espaço de circulação faz com que os veículos reduzam a velocidade nas interseções, a fim de trazer mais segurança. Informa também que os veículos de maior porte estão autorizados a avançar por cima da sinalização, a partir do momento em que não consigam efetuar o giro. A demarcação viária foi intensificada para chamar a atenção dos motoristas para a existência da rotatória. Para o caso de sugestões e reclamações, o usuário pode se manifestar pelo telefone 3690-8218 ou pelo e-mail settraatende@pjf.mg.gov.br.