Prefeito quer municipalizar BR-440


Por Eduardo Valente

25/09/2014 às 20h14- Atualizada 25/09/2014 às 20h20

O prefeito Bruno Siqueira irá pedir ao Governo federal a municipalização da rodovia BR-440, na Cidade Alta. A medida foi anunciada, na tarde desta quinta-feira (25), durante reunião com representantes de entidades do município, como Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindcomércio, Sindicato da Panificação (Sindpan), Abrasel Zona da Mata e Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon/JF). O encontro havia sido acordado na terça-feira, no mesmo dia em que a Tribuna publicou reportagem sobre a situação jurídica da nova via e a união de grupos da Cidade Alta que se dizem contrários à conclusão da obra como estrada federal. Isso porque eles querem que o espaço se transforme em uma via integradora entre bairros, além da urbanização do espaço, com ciclovia e áreas para caminhadas e lazer. O temor da comunidade é que a ligação com a BR-040 impacte negativamente no trânsito da região, como em São Pedro, devido ao crescimento do fluxo de veículos pesados.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, Bruno vai aguardar a conclusão das intervenções para solicitar a municipalização ao Governo federal. No entanto, ele já pediu que durante as intervenções previstas pela Empa S/A seja incluída a colocação de uma ciclovia e uma pista de caminhada. Segundo a assessoria, com a municipalização, a BR-440 deixa de pertencer à União. Com isso, será possível fazer a urbanização e discutir os projetos que já existem para a área. O prefeito também garantiu que vai trabalhar para que não haja fluxo de veículos pesados no espaço e lembrou que sempre esteve ao lado da comunidade para encontrar a melhor solução para a região.

PUBLICIDADE

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos grupos contrários à conclusão da estrada como rodovia federal. O presidente do Instituto Ação Urbana e diretor da Federação dos Loteamentos e SPMs da Cidade Alta, Eduardo Lucas, se diz contente com a sensibilidade do Poder Executivo com o atendimento à demanda da comunidade. “É uma atitude histórica a compreensão do prefeito. É um avanço e vai ser algo muito bom para todos da Cidade Alta. A população vai ficar feliz com este retorno, que é reflexo de nossa mobilização.”
O presidente da Abrasel Zona da Mata, João Matos, que também é morador da Cidade Alta, participou da reunião desta quinta-feira. Segundo ele, o entendimento de todos é que a obra seja concluída. “O que nos incomoda é ver a via totalmente inacabada. Ficamos satisfeitos em saber que o projeto do Dnit já sofrerá intervenções sugeridas pela Prefeitura e também com a notícia de que o prefeito vai se empenhar para sua municipalização.”

Histórico
A polêmica da BR-440 voltou à tona quando o Dnit concluiu o novo processo de licitação para as obras da estrada, em agosto. A expectativa é que a Empa/SA, vencedora do pregão eletrônico, realize melhorias no trecho entre a BR-040 e o Campo do Nova União, onde já houve interferências em anos anteriores. Além de concluir a pavimentação, a empresa deverá construir passarelas e viadutos. O custo estimado é de R$ 45,9 milhões.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.