Morador reclama de mau cheiro e barulho na ETE do Barbosa Lage


Por Guilherme Arêas

25/08/2015 às 19h38

Vizinhos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Barbosa Lage, na Zona Norte de Juiz de Fora, reclamam do mau cheiro e do barulho vindos da unidade. Conforme um dos moradores, que fez contato com a Tribuna por meio do WhatsApp e pediu anonimato, há 4 anos foi feito um abaixo-assinado pedindo providências para o problema, época em que teria sido prometido pela Cesama um projeto de redução de mau cheiro.

“Na ocasião,  falaram em plantio de árvores, formando um corredor para evitar o mau cheiro para o lado das nossas casas. Escrevo com frequência e-mails para a empresa e para os vereadores,  mas sem retorno algum.” Ele relata ainda que constantemente caminhões com a inscrição “limpa fossa” despejam materiais no local. “Sem contar o barulho horroroso que vem da estação dia e noite. É um zumbido que se ouve durante o dia com todo movimento de carros. Agora você imagina na madrugada.”

PUBLICIDADE

Por meio da assessoria de imprensa, a Cesama informou que efetua o monitoramento constante para a aferição dos níveis de ruído e odor da área da ETE Barbosa Lage. Até então, todos os boletins de análise têm atendido à legislação vigente, conforme a companhia de abastecimento e saneamento. A empresa confirmou que existe um projeto de paisagismo previsto para o local, que irá contribuir para minimizar fatores dessa natureza, mas informou que isso ainda depende de ajustes com a Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (Supram) da Zona da Mata.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 9975-2627. A interação pode ser feita também via inbox no Facebook ou através do canal Minha Tribuna.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.