Quarenta pessoas são detidas em 24 horas de operação
Só em JF foram cinco presos e dois apreendidos, conforme balanço da Tiradentes Adsumus
Cinco pessoas foram presas, e dois adolescentes, apreendidos, em Juiz de Fora durante a Operação Tiradentes Adsumus, desencadeada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros durante 24 horas e finalizada às 7h desta quinta-feira (25). Incluindo os outros 85 municípios que integram a 4ª Região de Segurança Pública (Risp), o número de detidos chega a 40. Trinta deles foram capturados em flagrante, enquanto os outros dez foram alvos de mandados de prisão expedidos pela Justiça. A manobra ainda resultou na apreensão de sete armas de fogo, 1,2kg de maconha, quase meio quilo de cocaína e cerca de 100g de crack recolhidos na região.
A operação aconteceu simultaneamente em todo o país, mobilizando 730 policiais militares e 288 viaturas só na 4ª Risp. Quase 3.700 pessoas foram abordadas na área, sendo mais de 600 em Juiz de Fora, e 88 veículos foram removidos por irregularidades diversas em todos os 86 municípios. De acordo com a assessora de comunicação da 4ª Região da PM, tenente Sandra Jabour, entre os presos estão “autores contumazes na prática de delitos”. “Por isso cumprimos vários mandados de prisão.” Em relação às apreensões de drogas, a policial avaliou que os traficantes costumam guardar os entorpecentes em pontos estratégicos, “para não terem todo o material apreendido”. “Nosso foco também era combater o tráfico, então fizemos um trabalho de inteligência e conseguimos não só prender esses autores, mas também localizar essas drogas.”
A tenente destacou a participação de populares por meio de denúncias. “O policiamento comunitário é fundamental. Se passamos segurança para as pessoas, elas retribuem com informações. Viram a polícia agindo em prol delas, e recebemos várias ligações pelo 190 e pelo disque-denúncia (181).” Sobre as ações nas fronteiras de Minas com o estado do Rio de Janeiro, a assessora detalhou que houve um planejamento estratégico para o trabalho integrado entre as polícias dos dois estados.
“Essa operação conjunta entre as forças militares estaduais no âmbito de todo o país teve um resultado altamente positivo, com os cumprimentos dos mandados e apreensões de armas de fogo, drogas e veículos. Várias ações foram implementadas objetivando garantir a segurança da população. Foram realizadas não só ações preventivas, mas também repressivas, com blitze e incursões em zonas quentes de criminalidade”, complementou a assessora da 4ª Região da PM.
Na manhã de quarta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participaram do lançamento da Operação Tiradentes Adsumus, considerada uma das maiores do país. “O próprio nome da operação Adsumus significa ‘estar presente’, que mostra a presença e que a polícia está atenta às reclamações quanto aos crimes”, destacou Moro durante a solenidade.