Estudantes fazem ‘vaquinha’ para participar de competição


Por Tribuna

25/04/2016 às 18h19

Grupo busca fundos para participação na 18ª Competição Nacional de AeroDesign (Foto: Divulgação)
Grupo busca fundos para participação na 18ª Competição Nacional de AeroDesign (Foto: Divulgação)

A equipe Microraptor, formada por 23 estudantes de engenharia da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF), lançou uma campanha on-line para custear a participação do grupo na 18° Competição Nacional de AeroDesign. Os alunos estão dedicados ao projeto de construção de uma aeronave radiocontrolada, que será apresentada em novembro, durante a competição organizada pela SAE Brasil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). O objetivo dos estudantes é conseguir R$ 5 mil por meio de um crowdfunding lançado no site vakinha.com.br. A campanha se encerra no dia 31 de outubro. São recebidas contribuições de qualquer valor, pagas com boleto bancário ou cartão de crédito.

O projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. No Brasil, o projeto recebe o nome de Competição SAE Brasil AeroDesign.

PUBLICIDADE

Os alunos que participam do torneio formam equipes que representarão a instituição de ensino superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: competição de projeto e competição de voo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.