Candidatos consideram prova cansativa e temem redação
A maioria dos participantes do Enem esperou até os minutos finais para entregar a prova que foi considerada cansativa, em função da quantidade de textos. Para Vítor Duprate, 20 anos, que sonha em cursar medicina, o vilão desse primeiro dia de exame foi a química. Disputando pela segunda vez, o jovem disse ter se preparado muito durante o ano para realizar as provas. No ano passado, a pontuação dele foi suficiente para cursar pedagogia ou nutrição, mas ele segue firme no desejo de se tornar médico. “A grande expectativa é amanhã (dia 25), quando haverá a redação”, afirma.
Aos 19 anos, Vanessa Maria Nascimento realiza o Enem pela primeira vez. Ela também elegeu as questões de química como as mais difíceis e disse que precisou de muita atenção para responder cada questão, em função do grande número de pegadinhas do exame. “A redação, certamente, será um dos desafios amanhã. Estou muito ansiosa para saber qual será o tema”, comentou. Glauber de Oliveira, 19, deixou a sala de aula da UFJF na última meia hora de prova. “Todas as questões relativas as Ciências da Natureza estavam difíceis. A tensão também é grande para amanhã, devido a incerteza quanto ao assunto que será escolhido para a redação.”
[Relaciondas_post] Além de redação, neste domingo (25), o último dia do exame incluirá Linguagens, Códigos e suas tecnologias, e também matemática e suas tecnologias. O tempo para realização da prova se estenderá em uma hora. Os candidatos terão cinco horas e meia para responder as questões e redigir o texto da redação. Ao meio-dia serão abertos os portões dos locais das provas. O candidato precisa ficar de olho no relógio, pois precisará entrar para as salas até 13h. O exame será iniciado 13h30. Os gabaritos serão divulgados no próximo dia 29, mas somente em janeiro de 2016 é que os participantes terão acesso aos resultados.