Conheça shopping sustentável em JF

PUBLIEDITORIAL

Adotar mecanismos para economizar recursos naturais leva a usos mais eficientes e menos poluentes


Por Tribuna

24/08/2017 às 06h00- Atualizada 24/08/2017 às 07h48

Iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável foram propostas durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO- 92) há 25 anos. Desde então, o debate sobre as formas de lidar com o meio ambiente tomou vários contornos, nem sempre pela via do consenso. No entanto, a preocupação em empregar ideias com a intenção de reduzir o consumo de recursos naturais, buscando formas mais conscientes, tem movido a adoção de materiais e ideias que tornem os usos mais eficientes e menos poluentes.

PUBLICIDADE

De acordo com professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Letícia Zambrano, a sustentabilidade depende de uma mudança de postura de cada cidadão. “Os ambientes comerciais, especificamente, são os locais em que mais se consome. Quando falamos de sustentabilidade, falamos de consumo consciente. Então, a presença de mensagens que lembrem e provoquem as pessoas a refletirem sobre esse processo é fundamental.”

Luciano Rodrigues mostra placa de energia solar utilizada nas dependências do Santa Cruz Shopping (foto: Felipe Couri)

Iniciativas de aproveitamento dos recursos também são bem-vindas. “Se pudermos usar, por exemplo, a energia solar em vez da elétrica, temos uma grande contribuição. A captação de água de chuva para lavagem de áreas externas e banheiros é muito importante. Campanhas de coletas de embalagem e materiais também são muito válidas”, considera.

Dentro de espaços comerciais, alterações que visam a alcançar a sustentabilidade ganham força. O administrador do Santa Cruz Shopping, Luciano Rodrigues Sobrinho, diz e mostra que o aperfeiçoamento das iniciativas que ajudam a diminuir o consumo de recursos é constante. As ideias chegam, são estudadas, avaliadas de acordo com sua aplicabilidade e viabilidade e adotadas conforme o seu desempenho.

“Os riachos estão com menos da metade da capacidade de 20 anos atrás. Tínhamos pouco mais de 1,5 bilhão de pessoas, agora temos quase 7 bilhões. A água não é um recurso infinito como muita gente pensa. Hoje, o prejuízo ambiental e financeiro de uma torneira pingando é maior que investir em uma torneira moderna, automática, que vai evitar desperdício”, ressalta Luciano.

A crise hídrica que afetou Juiz de Fora entre 2014 e 2016 deixou uma lição importante, conforme o administrador. “Esse foi um sinal forte. Por isso, quem começou a investir antes em economia de recursos vai sentir menos quando outros problemas como esse acontecerem”, alerta Luciano. Desde 2012, ele acompanha de perto todos as intervenções que possam ajudar na economia das fontes. Os exemplos estão espalhados por todo o prédio do Santa Cruz Shopping. Confira.

Lâmpadas de super LED

 

(Foto: Felipe Couri)

As lâmpadas fluorescentes deram lugar à versão feita de LED. Agora, o LED é substituído pelo Super LED. Os novos equipamentos permitiram uma economia de mais de 50% no consumo de energia dentro do empreendimento. O novo material funciona com luz solar, tem 25 anos de duração e conta com um sensor que se adapta à iluminação do ambiente, dispensando o interruptor comum e estruturas como postes e cabos.

Tinta especial

 

(Foto: Felipe Couri)

O uso de uma tinta especial aplicada no solo reduz a quantidade de água necessária para lavar o ambiente, permitindo que o local precise ser lavado com menor frequência.

Captação de água da chuva

 

Um sistema instalado no telhado é responsável pela captação e armazenamento da água da chuva, que é usada para limpeza e nos banheiros.

Energia solar

 

(Foto: Felipe Couri)

A energia gerada a partir da captação de raios solares por placas é convertida para uso em todo o shopping. Na conversão dessa energia para as tensões de 110 volts e 220 volts, havia perda de 12 volts, que agora são aproveitados para lâmpadas que funcionam dentro do estacionamento. Uma placa de captação fica parada em um dos corredores do shopping, em que há entrada de luz solar. O equipamento permite que os usuários do espaço carreguem seus celulares.

Banheiros automáticos

O shopping deve estrear no próximo mês dois banheiros totalmente automáticos na saída de água tanto da torneira e sabão quanto do vaso sanitário, o que evita perdas e manutenção, reduzindo o consumo de peças antes trocadas constantemente.

Óleo de cozinha

 

(Foto: Felipe Couri)

Cerca de 400 litros de óleo são recolhidos por semana e são encaminhados para reaproveitamento através do posto de coleta instalado no Santa Cruz Shopping

Educação

Os diversos mecanismos instalados no shopping também servem como fonte de informação. Grupos de alunos são levados ao empreendimento e atuam como multiplicadores das ideias, ao ter contato com as práticas adotadas pelo empreendimento.

Lava Jato

O Lava jato que funciona dentro do estacionamento segue a linha ecologicamente correta. Usa apenas 10% de água na lavagem e materiais biodegradáveis. Canaletas instaladas ao redor da estrutura captam a água usada e levam para ambientes em que ela será tratada para ser reutilizada.

Outras alternativas

Cerca de 900 carros passam todos os dias pelo shopping, uma nova ideia está em desenvolvimento e visa aproveitar essa movimentação para gerar mais energia. O mecanismo está em fase de elaboração e deve colaborar para a geração de energia.

O Santa Cruz Shopping fica localizado na Rua Jarbas de Leri Santos 1.655 – Centro
Tel.: (32) 3250-2808

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.