Pism 2020 oferece 2.303 vagas e será realizado também em Petrópolis

Edital do programa de ingresso foi lançado durante a tarde pela UFJF; prazo de inscrições vai de 5 a 26 de agosto


Por Gabriel Silva

24/07/2019 às 12h38- Atualizada 24/07/2019 às 18h17

A edição 2020 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) teve edital lançado na tarde desta quarta-feira (24), com uma novidade: a cidade de Petrópolis (RJ) também receberá as provas, marcadas para os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, das 13h às 17h30. O município fluminense se junta a Volta Redonda (RJ), Muriaé, Juiz de Fora e Governador Valadares como locais de prova do programa de ingresso da UFJF, que oferecerá, em 2020, um total de 2.303 vagas em 76 cursos. Nesta quarta-feira também foi publicado o edital de ingresso para a Faculdade de Música, com processo avaliativo próprio. As inscrições para o certame ocorrerão de 5 a 26 de agosto, exclusivamente pela internet, por meio do portal da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Do total de vagas, 1.903 são para o campus de Juiz de Fora, separados em 66 cursos, e as demais 400 vagas são para Governador Valadares, em dez cursos. O local de provas de cada candidato será divulgado no comprovante da inscrição. De acordo com a pró-reitora de Graduação da Universidade, Maria Carmem Simões, a expansão do Pism se deu em função de uma demanda crescente de candidatos fluminenses.

PUBLICIDADE

Os resultados do último módulo do programa têm divulgação prevista para o dia 7 de janeiro, com notas finais no dia 17. Já os dois primeiros módulos terão resultados no dia 10 de março e nota final no dia 18 do mesmo mês, após recursos.

Isenção da taxa de inscrição e atendimento especial

Para o Pism deste ano, o custo da inscrição ficou definido em R$ 120, representando acréscimo de R$ 10 em relação ao valor da edição anterior. No entanto, há a possibilidade de isenção para candidatos que possuam CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); e também para alunos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou com bolsa total em escola privada. O pedido de gratuidade deve ser feito entre os dias 5 e 11 de agosto, na área do candidato, no portal do Pism.

O requerimento de atendimento especial deve ser realizado no mesmo prazo das inscrições, de 5 a 26 de agosto, também de forma on-line. A legislação que define as pessoas que enquadram nos grupos de atendimento especial está definida previamente no edital do Pism.

Reserva de vagas

A pró-reitora de Graduação destacou a reserva de vagas feita por meio de cotas, as quais seguem as regras das últimas edições, separando grupos A; A1; B; B1; D; D1; E; e E1, todos para candidatos advindos de escolas públicas, mas diferenciados por renda, raça ou grupo étnico e deficiência. Também estarão definidos em edital os grupos C (ampla concorrência) e F (exclusivo para estudantes surdos interessados em ingressar no curso de Letras/Libras). Apesar de entrarem no rol de pessoas que podem pedir a isenção da taxa de inscrição, os alunos bolsistas oriundos de escolas privadas não são contemplados com as vagas reservadas.

*estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.