PJF estabelece Comitê Especial para averiguar desabastecimento
O prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), reuniu os titulares de várias secretarias com o objetivo de averiguar a situação de cada serviço e definir as medidas de contingenciamento que serão adotadas até que o abastecimento de gás, combustível e vários insumos seja normalizado. Um comitê especial foi estabelecido. A Secretaria de Administração e Recursos Humanos, responsável pela frota de veículos leves da PJF, determinou a utilização de carros da Administração somente em casos urgentes, sobretudo para atendimento aos setores de saúde e educação.
O Demlurb vai concentrar todas as suas atividades para priorizar a coleta de lixo domiciliar nos próximos dias. Desta forma, os serviços de capina e roçada ficarão prejudicados. Também a Secretaria de Obras e a Cesama estão otimizando combustível para cobrir as demandas mais urgentes até o final de semana. Na Empav, o serviço tapa-buraco estava prejudicado em função de barreira imposta pelos caminhoneiros na saída da usina da empresa. Neste caso, os veículos de carga já saíram do local.
LEIA MAIS:
- Hospitais filantrópicos sofrem com redução de estoques em JF
- Gás de cozinha já está em falta em Juiz de Fora
- Greve afeta educação e aulas são suspensas
Na área da saúde, o desabastecimento de combustível também pode prejudicar serviços. O transporte emergencial entre hospitais está mantido e deve seguir normalmente até a próxima segunda-feira (28). O serviço de coleta de exames de sangue só está sendo realizado em casos urgentes. Estão sendo suspensas as cirurgias eletivas até que a situação da distribuição de sangue seja normalizada. A distribuição de remédios também está sendo afetada em virtude do movimento dos caminhoneiros, assim como a lavanderia dos hospitais.
O serviço de fiscalização sanitária nos estabelecimentos comerciais foi intensificado para acompanhar a situação de acondicionamento dos alimentos nestes locais, em um trabalho conjunto com o Procon, que está com fiscais nas ruas e atendendo sob demanda para evitar cobrança abusiva pelos combustíveis e produtos em falta. Em relação às escolas, a Secretaria de Educação está monitorando a situação e o estoque de gás de cozinha em todas as unidades junto aos diretores, atuando caso a caso.
Quanto ao transporte coletivo, a previsão da Settra é que uma outra avaliação seja feita nesta sexta-feira (25) junto às empresas.
Uma nova reunião do comitê de secretários com o prefeito foi agendada para esta sexta-feira, quando os impactos serão reavaliados e novas medidas poderão ser adotadas.
Tópicos: pjf