PM faz disparo contra assaltante após roubo de moto
Um dos suspeitos teria sacado armas contra policiais e foi atingido na mão
Durante a abordagem a uma dupla de assaltantes, a Polícia Militar (PM) fez um disparo, atingindo a mão de um dos criminosos, que teria sacado uma arma contra os policiais. A ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira (23), por volta das 15h, no Mergulhão da Avenida Rio Branco, na região central. Suspeitos de roubarem uma motocicleta no Bairro Santa Catarina e de realizarem tentativa de mais um assalto contra um motociclista no Vitorino Braga, os dois homens estavam sendo perseguidos pelos policiais. A ocorrência teve início quando a equipe da PM foi acionada para atender o registro de roubo à motocicleta na Avenida Engenheiro Morais Sarmento.
Conforme o boletim policial, o veículo foi tomado de assalto por dois homens armados depois que o proprietário da moto, de 63 anos, deixou sua oficina e, ao se dirigir em direção à motocicleta, que estava estacionada em cima do passeio, deparou com os dois suspeitos vindo em sua direção, ambos com capacete nas mãos. A vítima relatou que viu um deles sacar uma pistola que estava na cintura, enquanto o outro apontou a arma para a sua cabeça e disse que se tratava de um assalto. Os ladrões subiram no veículo e fugiram, tomando o sentido do Bairro São Pedro. A própria vítima acionou a PM por meio do telefone 190.
Durante o patrulhamento, a moto roubada foi localizada pelos militares na Avenida Engenheiro Gentil Forn. O veículo estava abandonado com o alarme disparado. Ao longo do rastreamento em busca dos suspeitos, os policiais receberam informações de que a dupla teria cometido outra tentativa de assalto, com o mesmo modus operandi, na Avenida Garibaldi Campinhos, mas não conseguiu, porque a moto estava com pouco combustível. A vítima, um homem de 25 anos, relatou que os assaltantes fugiram em direção à Rua Benjamin Constant. A busca pelos criminosos continuou, sendo que eles foram encontrados no Mergulhão, onde houve o disparo.
Segundo o boletim de ocorrência, os policiais deram ordem aos suspeitos para pararem e colocarem as mãos sobre a cabeça. O mais velho, 36 anos, obedeceu prontamente os militares, ficando de costas para a parede. Todavia, outro suspeito, de 27, teria investido contra os policiais, sendo contido por um dos PMs. Neste momento, o assaltante teria levado a mão na cintura e sacou uma pistola. De acordo com o documento policial, para se defender, um dos policiais atirou contra o punho do braço direito do suspeito, que caiu e foi desarmado. Ele portava uma pistola Bereta, a qual estava engatilhada com uma munição e mais seis cartuchos no carregador e a chave da motocicleta que havia sido roubada no Santa Catarina.
A dupla teria confessado os crimes. O homem atingido pelo tiro foi socorrido e levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Como apontou a PM, o ferido passou por uma cirurgia e permaneceu internado para observação e sob escolta policial, já que teve sua prisão em flagrante confirmada. O estado de saúde dele era estável. A vítima que teve a moto levada fez o reconhecimento do suspeito mais velho por meio de uma fotografia apresentada pelos policiais. O assaltante foi conduzido preso em flagrante para a delegacia de Santa Terezinha.