UFJF fecha passagem alternativa próximo ao ICE e desagrada estudantes


Por Tribuna

23/10/2015 às 15h58

fechamento-portao-leonã-flores
Passagem foi fechada na manhã desta sexta-feira (Foto do leitor Leonã Flores)

O fechamento de um portão que liga a Rua José Tomé de Souza à Universidade de Federal de Juiz de Fora (UFJF) desagradou os alunos que utilizam o espaço como encurtamento de percurso para instalações como o Instituto de Ciências Exatas (ICE) e Restaurante Universitário (RU). O serviço foi realizado durante a manhã desta sexta-feira (23).

O doutorando em química Leonã Flores,  28 anos, enviou a foto para o WhatsApp da Tribuna questionando a situação. “Moro desde 2008 no São Pedro e sempre usei o portão para me deslocar. Fecharam o local ‘pelas costas’ dos estudantes, que retornam às aulas na semana que vem”. Ele diz que, durante o período de greve, estudantes de pós-graduação tentaram uma negociação com o ICE, com o intuito de ser liberada a circulação em alguns horários do dia. “Estão alegando questão de segurança, mas as ocorrências são muito menores no local do que em relação ao escadão, que liga o Pórtico Norte ao RU”. A decisão também é contestada por muitos estudantes que participaram do grupo Apoio Estudantil no Facebook.

PUBLICIDADE

A assessoria de comunicação da UFJF confirmou o fechamento do portão. De acordo com a instituição, é inviável a permanência de um segurança o tempo todo no local. A universidade ainda ressaltou que os únicos pontos de acesso oficiais do campus são os Pórticos Norte e Sul.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.