Associação dos feirantes rejeita proposta, e feira na Av. Brasil continua suspensa
Anúncio sobre o cancelamento da retomada do serviço foi feito pela Prefeitura na noite de sexta; feirantes alegam falta de tempo hábil para adequações
Poucas horas depois de anunciar, na sexta-feira (21), o retorno das feiras realizadas na Avenida Brasil aos domingos, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou, à noite, que a proposta de retomada havia sido rejeitada pela Associação dos Profissionais Produtores e Feirantes de Juiz de Fora (Approfeira). Dessa forma, neste domingo (23), será realizada apenas a “Feira da Pechincha”.
Segundo a PJF, nesta sexta, a Administração municipal ofereceu aos feirantes da Avenida Brasil a possibilidade de retorno aos domingos, com 100% das barracas, ocupando os dois lados da via, sem montagem de estruturas no meio da avenida, para evitar aglomeração e garantir a segurança sanitária. Com isso, as barracas que normalmente são instaladas no meio da Avenida Brasil, à margem esquerda, deveriam ser montadas do outro lado da via, à margem direita (tendo como referência a sede da PJF), em linha reta e respeitando a ordem já estabelecida junto à Approfeira.
“Também, através do diálogo, foi oferecido à ‘Feira da Pechincha’ disponibilizar as mercadorias nas ruas Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira; Padre Júlio Maria; Leopoldo Schimidt; Howyan e José Calil Ahouagi, respeitando todas as normas de funcionamento da feira livre”, afirmou o Município. Entre as regras estão espaçamento de um metro entre as barracas comuns e de 5m para aquelas de lanche (com venda apenas por delivery), proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas e do uso de mesas e cadeiras, além das medidas sanitárias, como uso de máscara e de álcool 70%. Entretanto, segundo a PJF, os feirantes não teriam aceitado a proposta.
Procurada pela Tribuna neste sábado (22), a presidente da Approfeira, Maria Carmem Albino, disse que rejeitou a proposta por dois motivos: “Primeiro, porque não tivemos tempo suficiente para apresentá-la à diretoria e, consequentemente, colocá-la para os feirantes.” Com mais de 680 barracas, a Approfeira avalia que seria necessário estabelecer uma dinâmica para a montagem sugerida pela PJF a fim de não prejudicar feirantes e clientes. “E o segundo ponto colocado é que teríamos outras alternativas de montagem com pontos reduzidos, o que atenderia a atual realidade de venda”, finalizou.
Alteração no trânsito
Para a realização da “Feira da Pechincha” neste domingo, o trânsito na Avenida Brasil será interditado à margem direita do rio, entre a ponte Wilson Coury Jabour Júnior e a da Rua Halfeld. Já o tráfego na margem esquerda não sofrerá alteração.