Juiz de Fora recebe capacitação para profissionais da segurança

Evento contou com a participação de profissionais da segurança pública e lideranças da sociedade civil


Por Tribuna

22/05/2018 às 19h12

Sesp

Cerca de 140 profissionais da segurança pública e lideranças da sociedade civil participaram, nesta terça-feira (22), do Encontro Regional de Polícia Comunitária. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Escola Integrada de Segurança Pública, teve como objetivo promover a troca de experiências e boas práticas da filosofia de polícia comunitária, de modo a fortalecer os elos entre a população e as forças de segurança da Zona da Mata. Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal, além de lideranças comunitárias e representantes da Rede de Vizinhos Protegidos e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps) se reuniram ao longo de todo o dia para palestras e debates sobre a estratégia da polícia comunitária em Minas.

Para o delegado Carlos Roberto da Silveira Costa, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, eventos como esse são fundamentais por propiciarem a oportunidade de consolidar a confiança da população nas forças de segurança. “Precisamos unir esforços contra a criminalidade. A partir do momento que a comunidade vem para o nosso lado, os resultados aparecem”, afirma. “Em Juiz de Fora, tivemos 100% de apuração dos homicídios no primeiro trimestre deste ano. Isso se deve ao comprometimento da polícia, mas também se deve muito à população, que confia na polícia e passa as informações que vão embasar o trabalho do serviço de inteligência”.

PUBLICIDADE

O comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Alexandre Nocelli, corrobora o entendimento de que a filosofia da polícia comunitária tem que perpassar todo o trabalho das corporações. “Aproximar da comunidade e fazer um policiamento que atenda a necessidade de cada uma é fundamental para alinharmos a ideia de repressão qualificada com prevenção da violência”, destaca. “Segurança pública é direito e responsabilidade de todos. No encontro, também foram apresentadas várias práticas que, copiadas e adaptadas para outras unidades, podem melhorar e muito a questão da segurança”, completa o comandante.

Por todo o Estado

Os Encontros Regionais de Polícia Comunitária estão sendo realizados desde julho de 2017 em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas. Juiz de Fora foi o 16º município mineiro a sediar o evento, que já aconteceu em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Teófilo Otoni, Unaí, Divinópolis, Montes Claros, Ipatinga, Governador Valadares, Curvelo, Uberlândia, Barbacena, Uberaba, Lavras e Pouso Alegre. O objetivo é levar o treinamento para todas as regiões do Estado, capacitando um total de 1.800 pessoas. Os próximos encontros serão realizados em Poços de Caldas, no dia 8 de junho, e Patos de Minas, no dia 19.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.