Alunos da UFJF oferecem curso popular preparatório para o Enem


Por Guilherme Arêas

22/03/2017 às 19h49- Atualizada 24/03/2017 às 12h41

Corrigido às 12h24 do dia 24/05 *

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que oferece 60 vagas para o curso popular preparatório para o Enem. O curso Garra, que aguarda o resultado do edital da UFJF para se tornar um Projeto de Extensão, começou como uma iniciativa do estudante de Medicina da Federal, Caíque Neves. Já na graduação, ele percebeu a desigualdade social e como as pessoas tinham dificuldade de acesso ao curso. Agora, os interessados podem se inscrever para a seleção até o dia 2 de abril. Segundo o idealizador da iniciativa e diretor geral do projeto, a intenção é dar uma oportunidade de acesso a quem não tem o privilégio de pagar pelo reforço nos estudos.

PUBLICIDADE

“Nós lutamos para equalizar as diferenças no ensino. Entendemos que, muitas vezes, os estudantes de escolas públicas não têm a opção de escolher continuar os estudos por conta da dificuldade de acesso”, avalia Neves. Nesse sentido, o projeto tem como foco o ensino das competências exigidas no Enem, porta de acesso para o ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). “Para nós, a educação deve ir além de decorar uma matéria, ela precisa ser um processo de formação crítica e ética”, pontua. O número limitado pela capacidade da sala e material não impede que a inclusão de mais pessoas seja pensada. Um dos objetivos do projeto é dar aulas temáticas aos sábados, em um espaço mais amplo, como o da Praça Cívica da UFJF, onde outros alunos também possam ter acesso às discussões e palestras sobre assuntos como direitos humanos, cidadania, entre outros.

Os interessados podem ter acesso a informações sobre o edital e o local de inscrição pela página no Facebook Projeto Garra-Cursinho Popular. Eles devem passar por uma prova para avaliação e entrevista. A única exigência para passar pelo processo é ter feito ou estar fazendo o ensino médio em alguma instituição pública de ensino. Os alunos da UFJF que quiserem participar do processo seletivo para professor também devem acompanhar o edital aberto até a próxima sexta-feira (24). Eles podem ser graduandos em qualquer curso e também devem passar por avaliação. A participação no projeto garante aos universitários um certificado, que pode ser convertido em créditos extras, necessários para a formatura.

* Ao contrário do publicado antes, o Curso Garra ainda não é um Projeto de Extensão da UFJF. Ele ainda aguarda o resultado do edital da UFJF para se tornar um Projeto de Extensão.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.