Novo levantamento de infestação do Aedes aegypti


Por Camila Caetano

21/10/2014 às 12h59

Iniciaram nessa semana os trabalhos para o terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado por 98 agentes do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. O coordenador geral de campo, Juvenal Marques Franco, afirma que a previsão é de que o trabalho seja concluído em cinco dias, atendendo 202 bairros do município, o que representa 5585 imóveis.

A agente de endemias Letícia Moutinho Abdalla relata que durante a vistoria são identificados possíveis criadouros e situação de infestação do mosquito transmissor da dengue. Todo o material suspeito é recolhido e enviado para ser analisado em laboratório.

PUBLICIDADE

Após o levantamento será realizada a divulgação, a qual mostrará a porcentagem de infestação e as regiões em que há maior número de focos positivos. Para o Ministério da Saúde o índice satisfatório precisa ser menor ou equivalente a um. “É um trabalho extremamente importante, pois a população tem que se orientar e realizar a prevenção”, comenta a professora Clívia de Souza Bertochi que recebeu a visita para vistoria nessa terça-feira (21).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.