Usuária agride enfermeira e faz quebradeira na UBS Olavo Costa

Mulher foi presa em flagrante e alegou à PM que havia ficado nervosa pela demora no atendimento


Por Sandra Zanella

21/06/2021 às 16h52- Atualizada 21/06/2021 às 18h59

Mesa e gavetas do local também foram quebradas, e os destroços ficaram espalhados pelo piso

Uma mulher de 29 anos foi presa em flagrante, na manhã desta segunda-feira (21), depois de agredir uma enfermeira supervisora, 41, com socos no tórax, e praticar uma quebradeira no interior da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Olavo Costa, Zona Sudeste de Juiz de Fora. Diante do episódio violento ocorrido por volta das 8h30, o posto fechou as portas e só vai retomar o atendimento na quarta (23).

Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, a funcionária agredida relatou que a mulher chegou ao local com a intenção de ser avaliada por um médico, no entanto, passou a reclamar que estava demorando a ser atendida. A servidora disse ter explicado para a usuária que o posto estava seguindo os protocolos de saúde. Dessa forma, tão logo as pessoas que tivessem prioridade fossem examinadas, ela também seria.

PUBLICIDADE

Não satisfeita com a resposta, a mulher teria começado a jogar os fichários que estavam em cima da mesa no chão, danificando os materiais, e ainda desferiu golpes contra o peito da enfermeira. A mesa e as gavetas do local também foram quebradas, e os destroços ficaram espalhados pelo piso.

A PM foi acionada e conseguiu interceptar a suspeita. Ao ser questionada pelos militares, ela alegou que estava nervosa pela demora no atendimento e, por isso, danificou os objetos do posto de saúde. Conforme a PM, a usuária recebeu voz de prisão em flagrante pelos crimes de dano ao patrimônio público e vias de fato/agressão, sendo encaminhada à 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha, para onde também foram conduzidas a vítima e testemunhas.

Violência

Cenas de violência, sob a alegação de demora no atendimento, como a ocorrida nesta segunda-feira na UBS Olavo Costa, já aconteceram em outras ocasiões na cidade. Neste caso mais recente, uma pessoa que presenciou a situação relatou que “a usuária queria ser atendida naquele minuto e não queria esperar e nem ser atendida pelo médico que estava atendendo suspeito de Covid, sendo que só havia ele de médico lá. Não queria ser atendida por residentes também. Mas o movimento estava tranquilo demais, com usuários aguardando consulta”, contou a testemunha da situação, que preferiu não se identificar. “Depois (ela) quebrou tudo o que viu pela frente, aos gritos. Quebrou todos os móveis da recepção, mesas, cadeiras e arquivos. Quebrou as coisas do posto, que são da própria comunidade”, contou à reportagem.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou que a UBS Olavo Costa interrompeu seu funcionamento na manhã desta segunda-feira após uma usuária agredir uma servidora da unidade e quebrar parte do patrimônio público. “A Polícia Militar foi acionada, e a mulher encaminhada para a delegacia, a fim de prestar esclarecimentos. A funcionária da UBS passa bem, tendo sido examinada pela equipe médica. Por este motivo, a UBS Olavo Costa permanecerá fechada, e retornará na quarta com o atendimento normalizado. O material danificado será reposicionado pela Secretaria de Saúde.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.