UFJF oferece 303 vagas para intercâmbio


Por Tribuna

21/01/2016 às 19h31

As inscrições para as 303 vagas do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad 2016) da UFJF serão abertas a partir da próxima segunda-feira. As oportunidades estão distribuídas em 30 universidades. Neste ano, o edital conta com quatro novidades: Colmas (Israel), Temple University (EUA), Wroclaw (Polônia) e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal).

Conforme a diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo, mesmo diante dos graves cortes orçamentários, o percentual de bolsas foi mantido. Serão oferecidos 20 auxílios, financiados com recurso próprio da UFJF. Os valores variam de acordo com o destino e são vinculados ao dólar. O benefício será, prioritariamente, distribuído aos estudantes do Programa de Apoio Estudantil. Já o critério de seleção das bolsas para os demais estudantes será pela ordem de colocação no processo seletivo. Além dos auxílios financiados pela UFJF, a Universidade de Passau (Alemanha) e Kanda (Japão) oferecem incentivos financeiros em moeda local aos alunos da UFJF aprovados em suas vagas. Passau disponibiliza três bolsas, e outras seis são fornecidas por Kanda.

PUBLICIDADE

Requisitos
Para se candidatar, o aluno deve ter concluído o primeiro período e ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), no mínimo, 60. Também deve possuir obrigatoriamente um currículo registrado na plataforma Lattes. O edital é dividido em quatro etapas: análise do currículo e rendimento acadêmico do candidato, análise do vídeo de motivação, entrega de proficiência linguística e aceitação por parte da instituição estrangeira. Todo o processo de submissão da candidatura será feito por formulário on-line. O calendário do Piigrad 2016 já está disponível no site (http://www.ufjf.br/piigrad/inicial/calendario/). As inscrições se encerram no dia 10 de fevereiro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.