Polícia Civil realiza capacitação para Guarda Municipal


Por Marcos Araújo

21/01/2016 às 18h08- Atualizada 21/01/2016 às 19h10

Um curso de capacitação para a Guarda Municipal foi ministrado pela Polícia Civil de Juiz de Fora, com objetivo de prestar orientações sobre o sistema policial, acerca de prisões em flagrante e condução direta até a delegacia, no Bairro Santa Terezinha. As aulas foram realizadas na última quarta-feira, na Escola de Governo, e contaram com 80 servidores.

Conforme a Polícia Civil, os participantes também receberam explicações sobre direitos humanos. De acordo com o delegado Márcio Savino, responsável por ministrar a capacitação ao lado dos delegados Sérgio Luiz Lamas Moreira e Ema Maria Pereira dos Santos, o convite para o encontro surgiu para estreitar ainda mais os laços entre as instituições, com o intuito de trocar informações e proporcionar mais segurança à população.

PUBLICIDADE

Com a adequação da corporação juiz-forana ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022) haverá mais autonomia aos integrantes. Segundo a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura, a previsão é de que, gradativamente, os componentes da Guarda Municipal passem a fazer o encaminhamento direto à delegacia, nos casos em que aconteçam delitos em seus locais de atuação. Caso não disponham de recursos, a Polícia Militar deverá ser acionada.

Por meio da assessoria, a chefe do Departamento da Guarda Municipal, Emile de Castro, alertou para a avaliação de segurança em cada ocorrência. “No caso local, ainda não serão todas as ocorrências encaminhadas de forma direta. Isto dependerá da natureza do fato e da avaliação da equipe em serviço. Só conduziremos o infrator quando houver condições que não coloquem em risco a integridade do guarda. A PM sempre foi e continua sendo uma parceira essencial à Guarda Municipal.”

A princípio, o Boletim de Empenho Operacional (BEO), documento próprio de registros da Guarda, será aceito pela Polícia Civil, que fará a inserção no sistema através do Registro de Fatos Policiais (Rifar). A Guarda Municipal atua em cerca de 20 postos fixos, além de realizar rondas preventivas e atender 24 horas, através da Central 153.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.