Enem avalia capacidade comunicativa dos candidatos


Por Guilherme Arêas

20/10/2015 às 07h00- Atualizada 20/10/2015 às 09h23

Começa no próximo sábado a bateria de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro dia, os alunos terão que mostrar seus conhecimentos sobre ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias em 45 questões.

Conforme o professor de português do Colégio Equipe Wilton de Paiva, o alunos devem ficar atentos às questões textuais. “O Enem rompe o tipo de avaliação que era realizada anteriormente nos vestibulares, com questões puramente gramaticais e fora da realidade dos jovens. O Enem trabalha com conteúdos aplicados ao cotidiano. São charges, capas de CDs, tudo o que está presente na vida dos jovens.” Para o docente, nestes últimos dias de estudo, os alunos devem rever as figuras de linguagens, a relação entre orações, denotação e conotação.

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O professor de português do Colégio Stella Matutina João Moreira aponta três aspectos que os alunos precisam lançar um olhar mais profundo para se darem bem no exame. “O primeiro é a análise discursiva, que ultrapassa o simples levantamento de informação que o texto traz e leva em conta o aspecto contextual e situacional, a intertextualidade e a intencionalidade discursiva.” Outro aspecto apontado pelo docente são as funções de linguagens. “A relação do sentido que o emissor tem em relação ao que o receptor entenderá.” E o último ponto levantado como importante por João Moreira é a teoria da variação. “Os alunos precisam conhecer as diversas formas que a língua permite. A diferença entre a norma culta e as outras formas de uso da língua.” Para a prova de língua estrangeira, o professor afirma que o Enem busca pela capacidade de interpretar e compreender do candidato. “O Enem está em busca da capacidade comunicativa que vai além do domínio da norma culta.”

O professor Wilton de Paiva tranquiliza os estudantes em relação ao nível de dificuldade da prova. “As questões são fáceis, o que dificulta é o tempo e o tamanho dos textos, já que os alunos não têm paciência de ler e se distraem rapidamente.” Ele aconselha que os candidatos não fiquem agarrados a uma questão. “Se o aluno leu duas vezes a pergunta e não encontrou a resposta, ele deve passar para a próxima questão. Assim, ao final da prova, ele tem a garantia de ter feito todas as questões que tinha certeza. Se der tempo, ele pode voltar para fazer aquelas que ficou em dúvida.”

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