UFJF promove workshop para discutir tratamento do câncer

Evento é voltado para alunos de graduação e pós-graduação em química, farmácia, medicina e áreas afins


Por Tribuna

20/07/2017 às 09h09

Acontece entre os dias 25 e 28 de julho, o workshop em Química Medicinal, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Química da na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento visa discutir o tratamento do câncer, doença que atualmente atinge 32 milhões de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A programação contará com duas pesquisadoras internacionais: Lena Ruiz Azuara, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), e Susan Berners-Price, da Griffith University, na Austrália. O evento é gratuito.

No dia 28, Susan ministro um seminário sobre o processo de desenvolvimento da Casiopeína-III, um complexo de cobre com atividades antiproliferativas e antitumorais projetado para atuar através de mecanismos de ação alternativos diferentes dos já existentes. Já Lena Ruiz ministra um minicurso de 12 horas, entre os dias 25 a 27, sobre “Química Inorgânica Medicinal”. A professora ainda dá palestra, no dia 28, sobre “Mecanismos de ação de compostos mistos de cobre sobre linhas cancerosas e parasitas”.

PUBLICIDADE

O evento é voltado para alunos de Química, Farmácia, Medicina e áreas afins, sejam de graduação ou pós-graduação. As inscrições para o minicurso seguem até a próxima sexta-feira (21), e podem ser feitas pelo e-mail maristela.meller@ufjf.edu.br. Para a participação no seminário não é necessário se inscrever.

Todas as atividades acontecem na sala S209 do prédio novo do Instituto de Ciências Exatas. A participação das pesquisadoras será feita em inglês ou espanhol, de acordo com a preferência da maioria dos participantes. Haverá participação do tradutor apenas nas perguntas do público.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.