PJF confirma paralisação de obra de Restaurante Popular da Zona Norte


Por Gracielle Nocelli

20/07/2015 às 20h05- Atualizada 20/07/2015 às 20h23

Nenhum funcionário foi encontrado no local no horário de expediente desta segunda-feira (Foto: Marcelo Ribeiro/20-07-15)
Nenhum funcionário foi encontrado no local no horário de expediente desta segunda-feira (Foto: Marcelo Ribeiro/20-07-15)

Com término previsto para 5 de setembro, a construção do novo Restaurante Popular de Juiz de Fora, localizado na Zona Norte, caminha a passos lentos. Informações de bastidores afirmaram que as obras estão paralisadas por tempo indeterminado desde esta segunda-feira (20) por conta de atrasos no pagamento dos empregados. A Tribuna esteve no local e não encontrou nenhum funcionário no horário de expediente. De acordo com a vizinhança, o trabalho esteve paralisado durante todo o dia. A Secretaria de Obras da Prefeitura confirmou a paralisação, já a empresa responsável negou. De acordo com a construtora,”os funcionários estavam em serviço externo” e “as obras seguem em ritmo lento por conta de atraso dos pagamentos”.

Segundo explicação da assessoria da Secretaria de Obras, houve uma reprogramação de recursos por conta de alterações que foram feitas na obra. Estas alterações são avaliadas pela Caixa Econômica Federal para que, em seguida, o recurso seja liberado. “A Prefeitura está em contato com a Caixa para que a situação seja regularizada o quanto antes e esclarece, entretanto, que o pagamento dos funcionários é responsabilidade da empresa contratada.”

PUBLICIDADE

Em nota enviada à Tribuna, a Caixa informou que “parte da obra foi executada de forma divergente do projeto aprovado pelo banco. Essa alteração gerou a necessidade de reprogramação no projeto e na previsão de orçamento para execução das obras, já aprovadas pela Caixa”. O texto diz, ainda, que “os recursos serão desbloqueados após a Prefeitura encaminhar o termo aditivo contratual do município com a empresa que executa as obras”.

Processos licitatórios

O valor destinado às obras do novo Restaurante Popular é de R$ 1.098.920,17, conforme resultado de licitação. A construção do restaurante passou por dois processos licitatórios. O primeiro foi cancelado em outubro de 2014 por conta de questionamentos feitos pelas empresas que ficaram em segundo e terceiro lugares na concorrência, conforme explicação dada pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) na época. A segunda licitação foi iniciada em novembro do ano passado, e o contrato com a empresa vencedora foi assinado em fevereiro deste ano. As obras foram iniciadas em abril.

O novo Restaurante Popular será instalado em uma área de 300 m² no Bairro Benfica e, conforme projeto apresentado pela Prefeitura em setembro de 2013, irá empregar 20 funcionários e oferecer mil refeições diariamente. A dinâmica de funcionamento será semelhante ao restaurante que funciona hoje no Centro, sendo o almoço servido de segunda à sexta, das 11h às 14h, pelo preço de R$ 2.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.