ANTT aprova novo reajuste para pedágios da BR-040 entre Brasília e JF


Por Bárbara Riolino

20/07/2015 às 11h36- Atualizada 20/07/2015 às 17h19

Atualizada às 17h16

Passa a ser cobrado, no dia 30 deste mês, a tarifa de pedágio em ambos os sentidos do trecho da BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora, sob a concessão da Via 040. No valor praticado estará incluso o reajuste de 37,12%, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem. Assim, a tarifa, que seria de R$ 3,33, passará para R$ 4,60, para veículos simples com dois eixos (ver quadro com os demais valores). Antes mesmo da cobrança, este é o segundo aumento realizado na tarifa só neste ano. Em maio, a agência já havia aprovado a primeira revisão extraordinária da tarifa básica de pedágio para o trajeto, com reajuste de 3,3%. Com isso, o valor de R$ 3,22, vencedor do leilão, passou para R$ 3,33. A nova cobrança é válida para as 11 praças de pedágio localizadas no trecho, incluindo o posto de Barbacena, o mais próximo de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

De acordo com a Via 040, a partir desta segunda, nove das 11 praças foram abertas em caráter educativo para orientar os motoristas e distribuir material informativo a respeito da cobrança. São elas: Cristalina, em Goiás, e em Minas, nos municípios de Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo, Capim Branco e Barbacena. Duas delas – Itabirito e Conselheiro Lafaiete – ainda aguardam autorização da ANTT para funcionamento.

Conforme o DOU, o início da cobrança do pedágio está condicionado ao cumprimento dos pré-requisitos inclusos no termo de contrato (TC.014.731/2015-0) e à intensificação dos trabalhos da concessionária no trecho entre os km 578/MG e 671/MG de forma a manter o atendimento dos parâmetros dos trabalhos iniciais. A Via 040, em nota, informou que já entregou mais de 56 quilômetros de pistas duplicadas na primeira etapa de obras, bem como a recuperação do pavimento e da sinalização em todo o trecho concedido, a execução de serviços de manutenção e conservação na faixa de domínio e nos sistemas de drenagem.

As obras estiveram concentradas no trecho entre Luziânia e Cristalina, em Goiás, e João Pinheiro, em Minas. Além deles, a Via 040 disse ter recuperado cerca de 700 quilômetros de pavimento e ter revitalizado mais de 200 pontes e viadutos, instalado mais de 11 mil placas de sinalização e 110,5 mil olhos de gato, implantado 80 mil metros de defensas metálicas nas margens e canteiros centrais e 2,5 mil metros de barreiras rígidas. Foram ativados dez painéis de mensagens variáveis, reforço no sistema de fiscalização eletrônica com a instalação de 20 novos radares.

Obras e empregos
A Via 040 informou que contratou 355 colaboradores para atuar na arrecadação. Nos próximos quatro anos, tanto para as obras como para os serviços, a projeção é chegar a 6.500 empregos. As contratações vêm acontecendo nos municípios que abrigam as praças de pedágio. Até 2019, a Via 040 espera modernizar 100% dos 936,8 quilômetros da BR-040 sob sua concessão. Em dezembro de 2013, a empresa venceu o leilão para explorar o trecho por 30 anos. A arrecadação esperada, via pedágios, deve chegar a R$ 24,7 bilhões em 25 anos.

 

Veja quais são os valores:
R$ 4,60 – Automóvel, caminhonete e furgão
R$ 9,20 – Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão
R$ 6,90 – Automóvel e caminhonete com semirreboque
R$ 13,80 – Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus
R$ 9,20 – Automóvel e caminhonete com reboque
R$ 18,40 – Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (quatro eixos)
R$ 23,00 – Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (cinco eixos)
R$ 27,60 – Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (seis eixos)
R$ 2,30 – Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

O conteúdo continua após o anúncio

Veículos oficiais estão isentos de tarifas

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.