Início do outono reduz chuvas e mantém temperaturas elevadas em Juiz de Fora

Apesar da nova estação, próximos dias preservam características do fim do verão, com chance de pancadas de chuva


Por Tribuna

20/03/2023 às 18h51- Atualizada 20/03/2023 às 19h18

Se o verão em Juiz de Fora foi marcado por chuvas e algumas frentes frias, o início do outono, por outro lado, promete calor e tempo firme. A estação teve início nesta segunda-feira (20), às 18h23, e vai até o dia 20 de junho. Ela é marcada pela redução das precipitações e pelos dias mais curtos que a noite. Já o início do outono é um período de transição, no qual ainda se observa características típicas do verão, como temperaturas elevadas e pancadas de chuva.

Conforme o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, o calor deve seguir, pelo menos até a primeira quinzena de abril, visto que não há previsão de chegada de nenhuma massa de ar frio. “A tendência é de que o calor continue, com termômetros ficando acima dos 30 graus em toda Zona da Mata mineira.” Durante o verão, principalmente nos meses de dezembro e janeiro, Juiz de Fora apresentou um elevado volume de chuva devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas). Azevedo afirma que a cidade sofreu com sete episódios das Zcas, resultando em um tempo mais chuvoso e temperatura amena.

PUBLICIDADE

O outono, no entanto, deve ser diferente. “As chuvas tendem a diminuir de intensidade e ocorrer apenas pontualmente em forma de pancadas. Há também a redução da nebulosidade que contribuiu para o aumento da temperatura. Nesse início de estação, com a umidade relativa do ar ainda elevada, o desconforto térmico deve ser maior, com sensação de abafamento.”

Alerta de chuvas intensas

Em Juiz de Fora, o primeiro dia na nova estação, na terça-feira (21), será de tempo instável com previsão de pancada de chuva. Um alerta do Inmet foi publicado nesta segunda, com validade até as 10h de terça, apontando para chance de precipitação intensa, entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos fortes.

As temperaturas seguem elevadas, e fará calor: a máxima prevista é de 29 graus, com mínima de 18. O céu deve ficar parcialmente nublado, com trovoadas isoladas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.