Ações promovem conscientização sobre Síndrome de Down

Barbearia de JF atenderá pessoas com Síndrome de Down de forma gratuita nesta terça como forma de celebrar o dia de mundial de conscientização sobre o tema


Por Vinícius Soares, estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

20/03/2023 às 17h37

Nesta terça-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down, data que marca a conscientização sobre esta condição genética e que visa a mostrar que essas pessoas têm direito de levar uma vida normal. Para lembrar a data, o Grupo Estação dos Barbeiros realizará atendimentos gratuitos a pessoas de qualquer idade que tenham Síndrome de Down em Juiz de Fora. Além disso, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove uma palestra para tratar da importância do tema a partir de 15h30, com transmissão ao vivo pelo site da ALMG.

Em Juiz de Fora, a ação do Grupo Estação dos Barbeiros acontecerá na Rua São Mateus 674, das 10h às 18h. Serão realizados cortes de cabelo, higienização capilar, barboterapia e manutenção de sobrancelhas, além de espaço kids para as crianças, de forma gratuita. Assistidos do Instituto Bruno e da Apae, que também serão beneficiados com o atendimento, estarão presentes.

PUBLICIDADE

Maycon Gonçalves, proprietário do estabelecimento, explica como é realizado o trabalho: “Trabalhar com esse público é sempre um aprendizado diferente. Cada pessoa, em especial crianças, tem suas particularidades. Por isso, fazemos uma pesquisa com os pais antes para coletar algumas informações, e quando eles chegam, nós. enquanto profissionais, precisamos conquistar a confiança deles. Nos tornamos amigos deles, brincamos, e só depois vamos para o cuidado do cabelo”.

Ele também destaca a importância de se realizar eventos dessa natureza. “Pessoas diferentes merecem espaços iguais, merecem cortes de cabelo modernos e estilos bonitos. E neste dia, nosso espaço atenderá o público que já atende normalmente em um dia comum de atendimento, mas com a oferta gratuita de serviço para este público para que eles sejam vistos, compreendidos e para que possamos falar sobre isso e promover a inclusão por todos os lados”, detalha o cabelereiro.

Mais assistência

O pediatra especializado em pacientes do espectro autista e com Síndrome de Down e vereador, Antônio Aguiar, que também participa da ação do Grupo Estação dos Barbeiros, destaca a relevância de se celebrar a data, lembrada em 21 de março por representar a trissomia do cromossomo 21, que causa a Síndrome de Down (21/3). “Essa data tem uma importância enorme, pois ela reforça as lutas diárias, do direito que essas pessoas têm a uma série de benefícios que são estabelecidos por lei, e que às vezes não são cumpridos”, diz Antônio Aguiar.

O médico ainda explica quais a particularidades que as pessoas que apresentam essa condição genética possuem. “Os estudos mostram que a parte motora e do funcionamento cerebral são comprometidas com frequência. Além disso, outros sintomas comuns são problemas cardíacos, que atingem quase 50% dessas pessoas, e da tireóide, que está presente em torno de 25 a 30% dos portadores de Sìndrome de Down”.

Antônio Aguiar também complementa explicando que as pessoas portadoras de Síndrome de Down ainda não possuem uma atenção adequada do Poder Público. “Nós temos instituições não-governamentais que prestam essa assistência, mas o nosso entendimento é de que esses serviços deveriam ser ampliados, tanto para quem tem Síndrome de Down como para pessoas do espectro autista também ou aquelas que tivessem qualquer outro problema que possa levar a algum grau de deficiência intelectual.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.