Mais de 30 casos confirmados de febre amarela em JF

Dados divulgados nesta terça mantêm a cidade como a segunda com maior número de casos em Minas


Por Rafaela Carvalho

20/03/2018 às 17h00- Atualizada 20/03/2018 às 19h01

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulgou, em boletim epidemiológico disponibilizado nesta terça-feira (20), que 33 casos de febre amarela em Juiz de Fora já foram confirmados. Com 26 internações e sete óbitos, a cidade continua sendo a segunda no ranking da doença em todo o estado, atrás apenas de Mariana, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, com 34 confirmações. Nova Lima é a terceira colocada, com 31 casos. Em todo o estado, 396 episódios da doença já foram confirmados. Destes, 137 evoluíram para óbito.

O informe epidemiológico, atualizado semanalmente, traz 68 confirmações de febre amarela em municípios pertencentes à regional de saúde de Juiz de Fora. Deste total, 30 pessoas já morreram. Sete delas eram juiz-foranas, cujas mortes em decorrência da doença foram comprovadas por meio de exames laboratoriais. O número aumentou desde a última semana, quando seis mortes haviam sido confirmadas. O número de internações pela doença também aumentou de 23 para 26 nesta semana.

PUBLICIDADE

Dos 37 municípios pertencentes à regional de saúde de Juiz de Fora, 17 já tiveram confirmações da doença. Além de Juiz de Fora, as cidades da região com mais casos confirmados são Lima Duarte, com seis óbitos e uma internação, e Rio Preto, com três mortes e três pacientes vivos diagnosticados com febre amarela. Na regional de saúde de Barbacena, Ouro Branco e Piranga lideram o ranking, cada uma com oito confirmações no total. Ouro Branco já teve cinco óbitos, e Piranga, três. Já na região de Ponte Nova, também na Zona da Mata, a cidade de Porto Firme lidera o ranking, com oito confirmações em pacientes vivos e duas mortes, totalizando dez casos.

Minas Gerais

No total, Minas Gerais já registrou 396 casos de febre amarela, sendo 259 em pacientes hospitalizados e 137 óbitos. Outros 628 casos suspeitos da doença em pacientes vivos e 22 mortes continuam em investigação. Os dados são referentes ao período de monitoramento de julho de 2017 a junho de 2018, sendo que os sintomas do primeiro caso confirmado de febre amarela neste período tiveram início no dia 23 de dezembro do ano passado.

Também já foram descartadas 285 suspeitas de febre amarela, com 20 óbitos cujas causas não tinham relação com a doença, conforme a SES.
Ainda segundo dados da SES, do total de casos confirmados, 344 são do sexo masculino (86,8%) e 52 são do sexo feminino (13,2%). Do total de 137 óbitos, sete eram mulheres. A média de idade dos casos confirmados até agora é de 48 anos, com letalidade de 34,6%. A maioria das vítimas tinha idades entre 40 e 49 anos.

O boletim revela ainda que 1,9 milhões de mineiros ainda não se vacinaram, sendo que a cobertura vacinal do estado é de 90,5%. Na regional de saúde de Juiz de Fora, o percentual de cobertura vacinal é 90,7%. Onze é o total de pessoas vacinadas previamente com confirmação da doença.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.