Arte e cultura na Praça Menelick de Carvalho


Por Marisa Loures

19/12/2015 às 17h30- Atualizada 19/12/2015 às 18h02

A Praça Menelick de Carvalho, na Rua São Sebastião, estava diferente neste sábado (19). Entre 9h e 13h, teve contação de histórias, música, números circenses, street dance, brincadeiras e serviço de bar. A iniciativa foi promovida pela Associação Cultural Estação Palco, que tem a meta de ocupar o local em 2016 com arte e cultura gratuitas. “É muito bom ver a praça voltar a ser o que era há 30 anos, com mães conversando e crianças brincando livremente. Hoje, é só alegria”, afirma Nilza Bandeira James, diretora da Estação Palco.

A preocupação de Nilza e de moradores e comerciantes do entorno é com o crescente aumento da incidência de uso e venda de drogas no local, além de assaltos, conforme aponta a advogada Juliana Garcia, 42 anos. “Moro aqui há 14 anos, tenho dois filhos, um de 9 e um de 5. O mais novo nunca tinha pisado aqui antes, é a primeira vez. Acredito que, por terem colocado câmeras em outros pontos, isso acabou trazendo, ainda mais, a criminalidade para cá. Queremos a ocupação e melhorias na vigilância. Este evento de hoje foi maravilhoso, está aprovado”, comenta a moradora.

PUBLICIDADE

Conforme já divulgado na Tribuna, o objetivo da Estação Palco é reformar uma casa nas imediações da praça para instalar sua sede, ampliando as atividades culturais já realizadas. Estão nos planos a abertura de um café e de uma livraria e um curso de culinária para criança, entre outras atividades. Para a reforma do imóvel, que esteve aberto para visitação durante toda a programação, a expectativa é conseguir cerca de R$ 300 mil.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.