Aprovados em concurso da Saúde criticam escolha de vagas
Reclamantes pretendem conseguir na Justiça a suspensão de novas nomeações
Parte dos candidatos aprovados no concurso da Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), regulamentado pelo edital 01/2016, questiona, na Justiça, os critérios de convocação para a escolha das vagas. Segundo os reclamantes, não teriam sido disponibilizadas todas as oportunidades existentes para que os melhores classificados pudessem fazer suas escolhas, já que as vagas estariam sendo apresentadas a cada “bloco” de nomeação. Considerando-se “injustiçados”, eles pretendem conseguir, na Justiça, a suspensão de novas nomeações.
Um grupo, constituído por mais de dez candidatos, formalizou documento à Tribuna esclarecendo a situação. “A PJF não disponibilizou todas as vagas, lembrando que muitas destas estão na vigência de contratos que podem ser rompidos a qualquer momento”, afirma o texto. “A Secretaria de Saúde vem disponibilizando as vagas aos poucos, mas essa atitude vem prejudicando os primeiros colocados no concurso, que não estão podendo escolher as vagas que mais lhes convêm (…), tendo que optar por aquelas disponibilizadas para não tornar nula a posse.” Na avaliação deles, a situação fere os princípios da transparência, legalidade, moralidade e eficiência.
À Tribuna, a Secretaria de Saúde (SS) informou, em nota, que “as vagas oferecidas para os aprovados são aquelas disponíveis no ato de convocação. A escolha delas é realizada de acordo com a ordem de classificação, com critério justo e objetivo”. Sobre os contratos temporários declarou que “na medida em que vão vencendo, as vagas são preenchidas por servidores aprovados no concurso, com vistas à manutenção do serviço essencial de saúde do Município” e que “o critério de escolha das vagas visa a garantir o atendimento do serviço de saúde do Município e o cumprimento da legislação e das regras do concurso público”.
Nomeação
Na quinta-feira (19), a PJF nomeou mais 70 profissionais. De acordo com a SS, “foi feita reunião para apresentação e escolha das vagas disponíveis, respeitando-se a ordem da classificação no concurso”. Os convocados que não compareceram devem se dirigir ao Departamento de Apoio e Recursos Humanos (Rua Halfeld 1400, Centro) nesta sexta-feira (20), para efetuar a escolha das vagas remanescentes, “não sendo mais assegurado o critério de classificação, passando a escolha ser feita por ordem de chegada”.