JF registra a menor temperatura máxima desde 2014

Cidade teve menor temperatura máxima desde 2014, com 14 graus. Na madrugada, sensação térmica foi de 0 grau


Por Eduardo Valente

19/07/2017 às 19h22- Atualizada 20/07/2017 às 07h37

Sol deve aparecer, mas temperaturas ainda seguem baixas na cidade (Foto: Felipe Couri)

O frio continua nesta quinta-feira (20) em Juiz de Fora, com temperaturas mínimas ainda mais baixas. A situação ocorre pelo afastamento gradativo da frente fria de origem oceânica, que trouxe nebulosidade para a Zona da Mata, e a aproximação da massa de ar polar, a mesma que fez municípios do Sul do Brasil e do Estado de São Paulo registrarem recordes nas temperaturas ao longo da semana. Sem as nuvens, que funcionam como isolante térmico, a perda de calor é maior durante a noite. Na cidade, os termômetros devem registrar nesta quinta entre 9 e 16 graus.

Nesta quarta-feira os juiz-foranos enfrentaram a menor temperatura máxima desde 14 de agosto de 2014, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Fez 14 graus de pico às 15h. Na madrugada, a mínima chegou a 10,3 graus. Naquele momento, as rajadas de ventos de aproximadamente 33 quilômetros por hora favoreciam a sensação térmica de zero grau. Em anos anteriores, as menores temperaturas máximas foram 15,2 graus (24 de abril de 2016), 15,6 graus (25 de junho de 2015) e 13,1 graus (14 de agosto de 2014).

PUBLICIDADE

Onda de frio
A partir de amanhã, a onda de frio permanece na região da Zona da Mata, mas com a diferença de céu claro durante as tardes, resultado do afastamento da frente fria. Desta forma, a cidade deverá enfrentar maior amplitude térmica, ou seja, variação considerável entre mínima e máxima. Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), na sexta, os termômetros deverão registrar entre 10 e 20 graus. Até o domingo, a mínima permanece estável, com máxima podendo chegar até a 22 graus.

Temperaturas abaixo de zero no Sul

(AE) – A massa de ar polar que avança pelo Brasil continua provocando frio recorde na região Sul. Em Santa Catarina, a cidade de Bom Jardim da Serra registrou 8,8 graus negativos, a temperatura mais baixa do ano no Brasil. O vento gelado fez a sensação térmica despencar para 18 graus negativos. Ao todo, 58 municípios do estado amanheceram com temperaturas abaixo de zero. Em São José dos Ausentes (RS) foram registrados 7,8 graus negativos, e São Mateus do Sul (PR), 5,1 graus negativos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.