Ciclorrotas chegam à Avenida Itamar Franco
Pinturas começaram a ser feitas na madrugada desta quarta-feira. Cronograma prevê a Rua Vitorino Braga como a próxima contemplada
Após mais de um ano sem novidades, o projeto das ciclorrotas voltou a ser ampliado em Juiz de Fora esta semana. Depois de as avenidas Rio Branco, Francisco Bernardino e Getúlio Vargas, o novo corredor de tráfego a receber o compartilhamento de vias com as bicicletas é a Avenida Presidente Itamar Franco. As atividades tiveram início na madrugada desta quarta-feira (18) e, durante a tarde, já era possível observar as pinturas na pista de descida, entre a Curva do Lacet e a Rua Padre Café, no São Mateus, região Sul. De acordo com a Prefeitura, após a conclusão desta fase, o projeto avança, imediatamente, para a Rua Vitorino Braga, em bairro homônimo, Zona Leste.
As ciclorrotas começaram a ser implantadas em Juiz de Fora em 2016, beneficiando a Avenida Rio Branco entre os bairros Manoel Honório, na Zona Leste, e Bom Pastor, na Sul. A ideia é demarcar o asfalto e colocar placas de sinalização para indicar a todos que determinado espaço é rota de bicicletas. Não se trata de uma faixa exclusiva para este modal, mas um reforço para que motoristas e motociclistas respeitem os ciclistas.
Conforme o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, uma campanha de reforço e conscientização começou a ser feita por meio das mídias sociais da Prefeitura, com o intuito de esclarecer a todos a importância das ciclorrotas. “É preciso que haja educação entre todos os atores do trânsito, tanto os condutores, como também os pedestres e os ciclistas”, reforçou, argumentando que a ciclorrota evidencia aquilo que já é notado nas ruas, que é o compartilhamento das ruas e avenidas entre os mais diferentes tipos de veículos, motorizados ou não.
Do fim de 2016, quando as avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino receberam as sinalizações, até agora, não houve avanços no programa. O secretário explicou que foi necessário fazer uma licitação para contratar empresa responsável pelas pinturas. No entanto, foi priorizado, inicialmente, o reforço de outras indicações de trânsito que estavam apagadas, em toda a cidade. Além disso, o período chuvoso contribuiu para retardar o cronograma previsto.
No caso da Avenida Itamar Franco, as atividades estão concentradas, inicialmente, na pista de descida em direção ao Centro, até a Rua Padre Café. Quando concluída esta fase, as equipes farão a pista de subida para, depois, avançar para o segmento até a Avenida Rio Branco, em ambos os sentidos. Por fim, será contemplado o trecho entre a Rio Branco e a Getúlio Vargas. A previsão é de concluir esta fase até o final do mês, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.
Outros corredores
Conforme o projeto inicial, as ciclorrotas deverão avançar, a partir de agora, gradativamente, para corredores de tráfego da Zona Norte, além das ruas José Lourenço Kelmer, no São Pedro, Cidade Alta; Dom Silvério, no Alto dos Passos, e São Mateus, bairro homônimo, ambas na Zona Sul; e Santo Antônio, no Centro. A ordem em que estas vias receberão as ciclorrotas ainda não foi definida.