OAB convoca advogados para protesto por pagamento de alvarás


Por Guilherme Arêas

19/04/2017 às 07h00

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Juiz de Fora convocou seus associados para integrarem ato público, na tarde desta quarta-feira (19), em mobilização que defende a regularização do pagamento dos depósitos judiciais, prejudicado por imbróglio envolvendo o Governo de Minas Gerais e o Banco do Brasil. A mobilização está agendada para 14h e deve acontecer em frente ao Fórum Benjamin Colucci, no Parque Halfeld.

O protesto questiona as dificuldades para os pagamentos de depósitos judiciais a partir da sanção da Lei estadual 21.720/2015, que autoriza ao Estado a utilizar até 70% dos recursos que integram fundo oriundo de depósitos judiciais frutos de processos vinculados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Poder Executivo estadual e Banco do Brasil têm defendido posicionamentos distintos com relação à aplicação prática da lei.

PUBLICIDADE

A contenda levou ao banco a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Estado recomponha R$ 1,5 bilhão do fundo. Por outro lado, o Governo defende na Justiça que a instituição financeira não se recuse a efetuar o pagamento de alvarás judiciais enquanto houver valores no fundo de reserva. Em março, a ouvidoria da OAB mineira recebeu cerca de 700 denúncias de alvarás não pagos, em menos de 20 dias, totalizando aproximadamente R$ 11,5 milhões.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.