Juiz de Fora tem o dia mais quente desde 2016

Máxima chegou a 32,1 graus durante a tarde desta sexta-feira (19)


Por Eduardo Valente

19/01/2018 às 17h56- Atualizada 19/01/2018 às 21h38

Foto: Fernando Priamo

Desde 19 de outubro de 2016 que Juiz de Fora não tinha um dia tão quente como esta sexta-feira (19). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima chegou a 32,1 graus no período da tarde, com umidade relativa do ar que atingiu estado de atenção, com 27%. Além deste recorde, outro chamou atenção dos juiz-foranos que perderam a noite de sono: quando os relógios marcavam 1h, a temperatura ainda era digna de um dia quente, com 24,3 graus. Às 3h, a mínima chegou a 20,5 graus, caracterizando esta como a madrugada mais quente da cidade desde 5 de janeiro do ano passado.

No entanto, o calor pode ser ainda maior, pois a estação do Inmet está instalada no campus da UFJF, em uma área mais fria do município. Estudos da própria universidade já provaram que, em vias como a Avenida Getúlio Vargas, os termômetros podem registrar até 7 graus a mais que o equipamento oficial.

PUBLICIDADE

Uma massa de ar seco e quente é a responsável por esta condição no tempo, deixando o céu claro e afastando as nuvens de chuvas. No entanto, a massa tende a perder força nos próximos dias.

No fim de semana, a previsão é que o calor ainda permaneça, com a diferença do retorno da instabilidade atmosférica. Conforme o Inmet, sábado (20) e domingo (21) os termômetros deverão registrar entre 19 e 32 graus na cidade, com possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas, principalmente no fim da tarde e também durante a noite.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.