Fogo atinge cerca de 50% de reserva particular em Conceição do Ibitipoca


Por Tribuna

18/09/2014 às 19h59- Atualizada 20/09/2014 às 16h48

Corrigida dia 20, às 16h47

Um incêndio que teve início na noite de terça-feira (16) e só foi controlado na tarde desta quinta (18) consumiu cerca de oito hectares – o equivalente a aproximadamente dez campos de futebol – de uma reserva particular no distrito de Conceição de Ibitipoca. De acordo com informações do brigadista voluntário e condutor ambiental Gabriel Fortes, que atuou no combate às chamas, o fogo provocado por uma descarga elétrica começou na divisa do Parque Estadual do Ibitipoca com duas reservas particulares. O incêndio se alastrou por uma das reservas, que teve 50% de sua vegetação consumida pelas chamas. Na manhã desta quinta, o fogo atingiu a região Sul do Parque, que teve uma área de aproximadamente um hectare – cerca de um campo e meio de futebol – devastada. O fogo só foi controlado por volta das 16h.

PUBLICIDADE

Segundo o brigadista, houve dificuldade em controlar o fogo devido à presença de vegetação de campo rupestre que possui a planta vellozia, conhecida como canela de ema, que solta uma rezina de combustão, que alimenta as chamas.

Cerca de 50 pessoas, entre brigadistas do parque e voluntários da comunidade, se envolveram na ação. O helicóptero da Polícia Militar de Juiz de Fora ajudou nos trabalhos.

 

*A área da reserva particular atingida foi de oito hectares e não oito mil hectares, conforme estava escrito anteriormente

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.