Juiz de Fora sedia primeiro Congresso de Jornalismo da Zona da Mata


Por Tribuna

18/08/2016 às 18h23- Atualizada 18/08/2016 às 18h27

Começa nesta sexta-feira (19)  o 1º Congresso de Jornalistas da Zona da Mata, que reunirá profissionais da imprensa e estudantes no Ritz Hotel. O evento busca discutir os desafios e as perspectivas do jornalismo no interior, levando em conta, principalmente, o advento das mídias sociais. Na programação, estão jornalistas renomados, como a repórter da Tribuna, Daniela Arbex, a da rede Jornalistas Livres, Laura Capriglione, e o comentarista de política da TV Gazeta, Bob Fernandes, que abre o evento. A abertura tem início às 20h.

Em um dos pontos altos do encontro, na manhã de sábado, os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irão apresentar suas propostas específicas para o setor, a partir da mediação do jornalista e professor da UFJF, Paulo Roberto Figueira Leal. Noutro momento, o debate se concentrará em torno do financiamento de veículos midiáticos, bem como da democratização dos meios, como forma de garantir a sobrevivência do jornalismo e a pluralidade de fontes de informação.

PUBLICIDADE

“O principal financiador hoje é o governo, por meio de suas estatais. Esses recursos ficam concentrados nas capitais, sem vir para o interior. Isso não ajuda na democratização dos recursos e, consequentemente, na pluralidade dos veículos”, afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Juiz de Fora, Ricardo Miranda. O jornalista lembra da necessidade de também se abrir oportunidades para a inserção de jornalistas recém-formados no mercado de trabalho na região, considerando seis cursos de comunicação em Juiz de Fora, Ubá, Viçosa e São João del-Rei.

A emergência de páginas nas redes sociais que divulgam informações sem o rigor jornalístico também serão alvo do debate. “Muitas vezes vemos muita gente divulgando supostamente informação pela internet, sem a capacidade técnica e formação adequada para isso. As políticas públicas têm que contemplar profissionais formados para que não haja danos”, destaca Miranda. A programação completa do evento está disponível no site http://www.jornalistasdejf.org.br/congresso.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.