Bombeiros de JF participam de capacitação para resgate em elevador
O curso segue até esta quinta, com carga horária total de 15 horas
Entre inúmeros treinamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, acontece, nesta semana, a capacitação para resgate seguro de passageiros presos em elevadores. A qualificação, realizada por cerca de 80 militares, é voltada para bombeiros que atuam na área operacional, e inclui aulas teóricas e práticas, com conteúdo voltado para o funcionamento dos elevadores, seus componentes e equipamentos. O objetivo é compartilhar conhecimento técnico com os militares e capacitá-los no resgate seguro e eficaz. O treinamento é realizado pela empresa alemã Thyssenkrupp, com expertise em serviços de manutenção.
Conforme a NBR 16083/2012 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resgate neste tipo de ocorrência deve ser executado apenas por técnicos de empresa especializada ou por militares do Corpo de Bombeiros. “Diante disso, o batalhão promove a capacitação. Entretanto, por conta das novas tecnologias, aplicadas também aos elevadores, e do surgimento de novos equipamentos, participamos constantemente de atualizações. Precisamos estar aptos para tais atendimentos”, afirmou o tenente Rogério Pereira, responsável pelo treinamento.
Sem apresentar números, o tenente disse que não há um muitas ocorrências relacionadas a elevadores em Juiz de Fora, mas o batalhão atende também outros 32 municípios, “podendo ser acionado a qualquer momento para este tipo de resgate”, finalizou.
O curso teve início nesta terça-feira (17) e segue até quinta, com carga horária total de 15 horas. Parte da instrução é realizada na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) , na Avenida Brasil e outra parte, em um edifício localizado na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro.
Como agir
Vale lembrar que, em muitos casos, os moradores ou usuários recorrem aos porteiros para este tipo de resgate. No entanto, eles podem ser responsabilizados judicialmente, assim como o condomínio e o síndico, se houver algum problema. A corporação orienta que, em casos de passageiro preso no elevador, deve-se acionar a empresa que responde pela manutenção do equipamento e identificar em qual andar o elevador está parado, além de contatar a vítima na tentativa de tranquilizá-la para que não tente sair do local sozinha. Em situações graves, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.